VW Passat 2.8 V6 – Veículo apagando ao tirar o pé do acelerador

VW Passat 2.8 V6 – Veículo apagando ao tirar o pé do acelerador

Marca: VW
Modelo: Passat 2.8 V6 142 KW
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção eletrônica Bosch Motronic M 3.8.2
Problema: Veículo apagando ao tirar o pé do acelerador.
Retorno do scanner: Indicação de temperatura do ar com valor fixo em 25,5ºC.


Histórico do Problema:
Veículo teve passagem em outra oficina onde foi trocado o sensor de temperatura do ar e o defeito não foi resolvido.
Neste veículo o conector do sensor de temperatura do ar é semelhante ao da eletroválvula de purga do canister, esses dois componentes estão próximos um ao outro (perto do painel corta-fogo) e tem chicotes de tamanho parecidos, que neste caso foram invertidos causando o defeito.
O que distingue os dois conectores:
Temperatura do Ar: Possui conector preto e está ligado aos pinos 54 e 67 da central de injeção.
Eletroválvula do Cânister: Possui conector azul e está ligada ao pino 87f do relé dos atuadores e 15 da central de injeção.

Solução: Reposicionamento dos conectores em seus respectivos componentes de acordo com o esquema elétrico.
Esclarecimentos Adicionais: É importante estar atento à correta instalação dos conectores, existem veículos que além de possuir conectores parecidos, os componentes podem trabalhar com tensão diferente, o que pode acarretar em prejuízos maiores, em caso de dúvida utilizar sempre o esquema elétrico.

 




Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.