Após limpeza, manutenção ou substituição de componentes do sistema de injeção eletrônica, é necessário realizar o ajuste dos parâmetros auto adaptativos. Os principais sintomas são:
Processo de reajuste dos parâmetros auto adaptativos dos sistemas Marelli MI (linha VW)
Os sistemas 1AVB/AVP podem executar o “POWER LATCH” por até 1:00 hora, após ter sido desligada a chave de ignição, dependendo da temperatura da água. Se durante este processo, algum componente for desconectado durante este período, pode ocorrer falhas no sistema.
Procedimento para “inibir” o sistema “POWER LATCH”.
• Com o motor ligado, retire o conector “SHORTING PLUG”;
• Desligue o motor e aguarde 10 segundos (este é o tempo necessário para que a UCE faça o ajuste de posição do motor de passo ou “recalage”);
• Após isto, desligar os sensores inerentes ao sistema de injeção no veículo, para devidos testes. Correções nas alternâncias da marcha lenta através da década resistiva.
• Primeiramente apague todos os códigos de falha do sistema;
• Com o motor quente e ignição desligada, ligar uma década resistiva ao conector do sensor de temperatura do motor e ajuste-o para um valor de 3.300 ohms (na falta da década resistiva, use um resistor fixo de 3.300 ohms);
• Ligue o motor e mantenha funcionando aproximadamente durante 20 segundos;
• Com o motor em funcionamento, REMOVA o conector “SHORTING PLUG”;
• Desligue o motor e aguarde a UCE cessar o reajuste de posição do motor de passo a passo (recalage);
• Ligue novamente o motor e deixe-o funcionando até a total estabilização da rotação, e ainda com o motor ligado, após a estabilização da rotação do motor, reconecte o “SHORTING PLUG”;
• Desligue o motor e aguarde até o cessar do RECALAGE (ruído do motor de passo). Em seguida, retire a década e retorne a ligar o conector do sensor da temperatura da água.
Ajuste básico e “reset” dos parâmetros auto adaptativos com scanner Marelli
Sempre se faz necessário quando for feita a limpeza do corpo da borboleta (sistema 1AVS/AVI) ou quando faltar alimentação para a UCE (quando a UCE ou a bateria for desligada ou perdeu a carga). Para cancelar os erros da memória, só é possível com o uso do scanner e, nem todos os scanners possuem a esta função específica.
Solução:
Zerar os parâmetros de regulagem; Caso não se tenha êxito, siga os passos abaixo relacionados:
“Reset” através do desligamento da UCE
•Desligue a UCE durante ± 12:00 horas;
•Desligue o conector “SHORTING PLUG”;
•Ligue o motor “SEM ACELERÁ-LO”, para não interferir no sistema;
•Deixe-o funcionando nesta situação em torno de 90 minutos;
•Desligue o motor e retorne a ligar o conector “SHORTING PLUG”.
Procedimento para o ajuste do avanço de ignição
•Ligue o motor e deixe em marcha lenta até eletro-ventilador ser acionado pela segunda vez;
•Retire o conector “SHORTING PLUG” com o motor funcionando;
•Desligue o motor e aguarde 10 segundos;
•Ligue o motor e regule o ponto em 9º APMS;
•Desligue o motor e aguarde novamente 10 segundos;
•Ligue novamente o motor e, funcionando, religue o conector “SHORTING PLUG”, conferindo se há correção avanço de ignição com uma pistola de ponto.
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