SINTOMAS: Motor não entra em funcionamento. Ao testar o sistema de injeção eletrônica, nota se que não há centelha em nenhuma das bobinas. No scanner (VAS) não há código de avaria presentes.
ANÁLISE: A primeira avaliação do sistema, foi feita com scanner, e mesmo no teste de atuadores, o módulo não controlava o sinal do sistema de ignição, e nenhuma das bobinas funcionavam.
Removida as bobinas, foi feita a verificação da numeração das bobinas. A bobina ainda estava com a “famosa” letra A, que já é bem conhecida por causar problemas no sistema de ignição!
Eis o grande problema: Quando apenas 1 das bobinas queima, o motor falha, mas continua funcionando. O problema é que quando 2 bobinas queimas simultaneamente, a ECU bloqueia o sinal de controle de TODAS as bobinas, o que acaba gerando uma enorme dúvida nos reparadores!
SOLUÇÃO: Troca do conjunto do sistema de ignição (velas e bobinas). Note que as novas peças de reposição (bobinas) já estão atualizadas, e a letra pode ser: B, D, F, G, etc… dependendo do modelo do veículo. Não use bobinas com a letra A, que ainda é vendida em lojas com estoque antigo!
ATENÇÃO!
Não esqueça de clicar nos nossos anunciantes para nos ajudar a manter o site a continuar fazer novas publicações de dicas e procedimentos!
Agradecemos pela visita!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.