VW Gol 1.0 16V Power – Motor sem potência e “pipocando” em acelerações rápidas

VW Gol 1.0 16V Power – Motor sem potência e “pipocando” em acelerações rápidas

Marca: VW
Modelo: Gol 1.0 16V Power
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção Magneti Marelli IAW 4LV / 4SV
Problema: Motor sem potência e “pipocando” em acelerações rápidas.
Retorno do Scanner: Falha no sensor de fase.


Histórico/Causa do Problema:
O veículo estava “lerdo”, potência e em acelerações rápidas pipocava.
Testado chicote e tensão de alimentação do sensor de fase pinos 1 e 3 do conector do sensor com 5V ok.
Substituído o sensor de fase e o defeito persistiu.
Tendo examinado toda a parte elétrica suspeitou-se de uma falha mecânica.
Examinado o sincronismo do sistema de distribuição, porém tudo estava em ordem.
Com o motor em fusionamento desligou-se o sensor de rotação, em instantes o módulo entrou em estratégia de recuperação (recovery), passando a trabalhar apenas com o sinal do sensor de fase, nesse momento o defeito desapareceu.
Removido o câmbio verificou-se que a flange da roda fônica estava totalmente desalinhada (atrasada) em relação ao sensor de rotação.

Solução: Substituição e sincronismo do conjunto retentor do volante do motor e roda fônica.
Esclarecimentos Adicionais:
Mesmo com a indicação do scanner de havia falha no sensor de fase o defeito se encontrava no sinal do sensor de rotação devido a falta de sincronismo com a roda fônica.

 






Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.