Toyota Corolla – Ajuste Básico sem scanner

Toyota Corolla – Ajuste Básico sem scanner

Ajuste básico sem scanner

Toyota Corolla 1.8 e 2.0 à partir de 2009

Sintomas:
Marcha lenta irregular
Motor fica acelerado


Descrição:
Esse problema geralmente ocorre após a limpeza do corpo de borboleta ou após a limpeza dos bicos injetores. Este procedimento funciona para todos os modelos e motores do Toyota Corolla após 2009!

Primeiro, vou descrever o procedimento e depois a lógica do procedimento.

Recomendo que leia todo o procedimento antes de executa-lo! E por favor, clique nos nossos anúncios para nos ajudar a manter o site! Estamos postando novas dicas e procedimentos para auxilaiar a todos!

 

 


Procedimento:

1 Ligue o motor e deixe esquentar até atingir a temperatura de trabalho (ligar a ventoinha);

2 Ligue todos os consumidores elétricos: Ar condicionado com ventilador no máximo, desembaçador traseiro, farol alto, farol de neblina, etc…

3 Com todos os consumidores elétrico ligados, aguarde 3 minutos;

4 Após 3 minutos, desligue o motor. Com a chave “DESLIGADA” desligue todos os consumidores elétricos.

5 Remova o tapete do motorista (se houver) para não atrapalhar o procedimento!

6 Ligue a chave (apenas a ignição), e pise no pedal do acelerador até o fim (force o pedal contra o assoalho) e mantenha por 5 segundos;

7 Solte o pedal do acelerador e aguarde 5 segundos;

8 Repita os passos 6 e 7 por 5 vezes;

9 Após o término, de partida no motor (sem desligar a chave).

10 Deixe o motor ligado por no mínimo 3 minutos, e não intervenha em nada!


Entendendo o procedimento:

Quando a manutenção ou limpeza é efetuado, os valores de adaptação gravados na ECU se alteram bruscamente, fazendo que a ECU perca os valores e parâmetros iniciais. Para corrigir, é necessário “forçar” a ECU a fazer uma nova leitura e gravar os parâmetros iniciais atuais (após a manutenção).

Para que o ajuste seja bem sucedido, o valor do parâmetro do pedal do acelerador deve atingir o máximo e o mínimo, e é a razão de remover o tapete. Muitas vezes tive dificuldade por causa do tapete limitando o curso do pedal ….. então deixei a dica….

Depois que a ECU interpreta os valores de aceleração do pedal, começa o procedimento de adaptação, e nos 3 minutos finais, onde o motor está funcionando, estes valores são gravados.


ATENÇÃO!

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Agradecemos pela visita!

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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