Ajuste básico sem scanner
Toyota Corolla 1.8 e 2.0 à partir de 2009
Sintomas:
– Marcha lenta irregular
– Motor fica acelerado
Descrição:
Esse problema geralmente ocorre após a limpeza do corpo de borboleta ou após a limpeza dos bicos injetores. Este procedimento funciona para todos os modelos e motores do Toyota Corolla após 2009!
Primeiro, vou descrever o procedimento e depois a lógica do procedimento.
Recomendo que leia todo o procedimento antes de executa-lo! E por favor, clique nos nossos anúncios para nos ajudar a manter o site! Estamos postando novas dicas e procedimentos para auxilaiar a todos!
Procedimento:
1– Ligue o motor e deixe esquentar até atingir a temperatura de trabalho (ligar a ventoinha);
2– Ligue todos os consumidores elétricos: Ar condicionado com ventilador no máximo, desembaçador traseiro, farol alto, farol de neblina, etc…
3– Com todos os consumidores elétrico ligados, aguarde 3 minutos;
4– Após 3 minutos, desligue o motor. Com a chave “DESLIGADA” desligue todos os consumidores elétricos.
5– Remova o tapete do motorista (se houver) para não atrapalhar o procedimento!
6– Ligue a chave (apenas a ignição), e pise no pedal do acelerador até o fim (force o pedal contra o assoalho) e mantenha por 5 segundos;
7– Solte o pedal do acelerador e aguarde 5 segundos;
8– Repita os passos 6 e 7 por 5 vezes;
9– Após o término, de partida no motor (sem desligar a chave).
10– Deixe o motor ligado por no mínimo 3 minutos, e não intervenha em nada!
Entendendo o procedimento:
Quando a manutenção ou limpeza é efetuado, os valores de adaptação gravados na ECU se alteram bruscamente, fazendo que a ECU perca os valores e parâmetros iniciais. Para corrigir, é necessário “forçar” a ECU a fazer uma nova leitura e gravar os parâmetros iniciais atuais (após a manutenção).
Para que o ajuste seja bem sucedido, o valor do parâmetro do pedal do acelerador deve atingir o máximo e o mínimo, e é a razão de remover o tapete. Muitas vezes tive dificuldade por causa do tapete limitando o curso do pedal ….. então deixei a dica….
Depois que a ECU interpreta os valores de aceleração do pedal, começa o procedimento de adaptação, e nos 3 minutos finais, onde o motor está funcionando, estes valores são gravados.
ATENÇÃO!
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