Sonda Lâmbda, Como Fuciona?

Sonda Lâmbda, Como Fuciona?

 Sonda lâmbda ou Sensor de Oxigênio, é um dos principais componentes do sistema de injeção eletrônica e é responsável junto com outros sensores, pela correção dos valores estequiométricos (relação ar/combustível ou A/F). O bom entendimento desse sensor é de suma importância para um bom diagnóstico, principalmente no que diz respeito a emissões de gases.

 

O Funcionamento do Sensor de Oxigênio

   O sensor de oxigênio tem a função de detectar o teor de oxigênio emitido pelo sistema de exaustão e compara-lo a uma amostra contida dentro do sensor. A medição é transformada em pulsos elétricos e enviada a central de injeção para ajuste dos valores estequiométricos. 

Fator Lâmbda ( λ ) 

Para a melhor compreensão do funcionamento do sensor de oxigênio, é necessário se compreender o fator lâmbda que é a razão de equivalência entre a relação ar/combustível real e a ideal ou estequiométrica.

Observe o exemplo abaixo:

A/F para motores a gasolina-=  14,7 : 1

A/F para motores a álcool= 9,0 : 1

A/F em inglês significa AIR/FUEL ou AR/COMBUSTÍVEL em português. Então podemos dizer que para motores a gasolina a relação ar/combustível ideal é de 14,7 partes de ar para 1 parte de combustível e a relação ar/combustível ideal para motores a álcool é de 9,0 partes de ar para 1 parte de combustível.

A compreensão da relação ar/combustível leva a lógica: se houver menos ar na A/F a mistura está rica. Isso se deve pela falta de ar na mistura, logo, haverá excesso de combustível. Se houver mais ar na A/F, podemos dizer que a mistura está pobre. Isso se deve pelo excesso de ar, logo, haverá falta de combustível.

O componente ativo no sensor de oxigênio é o Zircônio. O Zircônio quando aquecido a temperatura superior a 300ºC se torna condutor de íons de oxigênio que causa oscilação na tensão de referência (450milivolts)  enviada pela central de injeção.  Atravéz dessa oscilação é  que a central de injeção consegue calcular o fator lâmbda.

Dica para um diagnóstico rápido

 Há diversos aparelhos que tem o propósito específico de diagnosticar a sonda lâmbda, como por exemplo: scanner automotivo, osciloscópio, analisadores, etc. Aqui vou exemplificar o teste usando um analisador simples e de baixo custo.

Instale o analisador no fio de sinal da sonda lâmbda, geralmente o fio preto.

Aguarde o aquecimento do motor, deixe a ventoinha ligar pelo menos 2 vezes.

Agora observe atentamente o analisador e desligue a mangueira que vai da válvula do cânister ao TBI causando uma entrada de ar falso. A voltagem deve oscilar para próximo de zero quase instantaneamente.

Ligue a mangueira novamente.

Observe novamente o analisador e borrife algum lubrificante spray (pode ser WD mesmo). A voltagem deve oscilar para próximo de 900 milivolts quase instantaneamente.

   É claro que esse teste não descarta o básico, como verificar entradas de ar em falso, aterramento do motor, vazamento no sistema de exaustão, injetores, sistema de ignição, etc.

 

 

 

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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