Sonda lâmbda ou Sensor de Oxigênio, é um dos principais componentes do sistema de injeção eletrônica e é responsável junto com outros sensores, pela correção dos valores estequiométricos (relação ar/combustível ou A/F). O bom entendimento desse sensor é de suma importância para um bom diagnóstico, principalmente no que diz respeito a emissões de gases.
O sensor de oxigênio tem a função de detectar o teor de oxigênio emitido pelo sistema de exaustão e compara-lo a uma amostra contida dentro do sensor. A medição é transformada em pulsos elétricos e enviada a central de injeção para ajuste dos valores estequiométricos.
Para a melhor compreensão do funcionamento do sensor de oxigênio, é necessário se compreender o fator lâmbda que é a razão de equivalência entre a relação ar/combustível real e a ideal ou estequiométrica.
Observe o exemplo abaixo:
A/F para motores a gasolina-= 14,7 : 1
A/F para motores a álcool= 9,0 : 1
A/F em inglês significa AIR/FUEL ou AR/COMBUSTÍVEL em português. Então podemos dizer que para motores a gasolina a relação ar/combustível ideal é de 14,7 partes de ar para 1 parte de combustível e a relação ar/combustível ideal para motores a álcool é de 9,0 partes de ar para 1 parte de combustível.
A compreensão da relação ar/combustível leva a lógica: se houver menos ar na A/F a mistura está rica. Isso se deve pela falta de ar na mistura, logo, haverá excesso de combustível. Se houver mais ar na A/F, podemos dizer que a mistura está pobre. Isso se deve pelo excesso de ar, logo, haverá falta de combustível.
O componente ativo no sensor de oxigênio é o Zircônio. O Zircônio quando aquecido a temperatura superior a 300ºC se torna condutor de íons de oxigênio que causa oscilação na tensão de referência (450milivolts) enviada pela central de injeção. Atravéz dessa oscilação é que a central de injeção consegue calcular o fator lâmbda.
Há diversos aparelhos que tem o propósito específico de diagnosticar a sonda lâmbda, como por exemplo: scanner automotivo, osciloscópio, analisadores, etc. Aqui vou exemplificar o teste usando um analisador simples e de baixo custo.
Instale o analisador no fio de sinal da sonda lâmbda, geralmente o fio preto.
Aguarde o aquecimento do motor, deixe a ventoinha ligar pelo menos 2 vezes.
Agora observe atentamente o analisador e desligue a mangueira que vai da válvula do cânister ao TBI causando uma entrada de ar falso. A voltagem deve oscilar para próximo de zero quase instantaneamente.
Ligue a mangueira novamente.
Observe novamente o analisador e borrife algum lubrificante spray (pode ser WD mesmo). A voltagem deve oscilar para próximo de 900 milivolts quase instantaneamente.
É claro que esse teste não descarta o básico, como verificar entradas de ar em falso, aterramento do motor, vazamento no sistema de exaustão, injetores, sistema de ignição, etc.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.