IDENTIFICAÇÃO DO VEÍCULO E DO MOTOR
Para identificar corretamente o veículo, consultar a etiqueta impressa colada junto a caixa do estepe, ou na contracapa do manual do proprietário, livro de serviços.
As letras código de identificação do motor também estão na etiqueta colada na tampa da correia dentada, ou na tampa da corrente de distribuição para os motores produzidos a partir de 2009.
Bomba de alta pressão
Coletor escape, motores BVZ
PEDAL ACELERADOR
SISTEMA EGR
SISTEMA IGNICÃO
SISTEMA ESCAPE/TURBO
COLETOR ADMISSÃO TURBO
SISTEMA EGR
VÁLVULA EGR REFRIGERADA
MÓDULO BOMBA COMBUSTÍVEL
Medição das pressões:
Baixa pressão: Medir conectando-se o manômetro diretamente na tubulação de saída de combustível no conjunto da bomba embaixo do assento traseiro lado direito.
VALOR DE MEDIÇÃO: 4.5 BAR a 6,0 BAR
Efetuar leitura através do bloco de medição 106 pelo scanner:
No VAG ou VAS:
Endereço 01- eletrônica do motor
Canal 04-ler valores blocos de medição
Bloco 106- pressão efetiva de baixa,valor lido pelo sensor. 4,5 a 6.0 bar
ALTA PRESSÃO:
Só é possível verificar a pressão de alta através do scanner.
VALOR DE MEDIÇÃO: 40 À 110 BAR
No VAG ou VAS:
Endereço 01-eletrônica do motor
Canal 4- leitura de blocos de medição
Blocos 140,141,142- pressão efetiva de injeção 40,0 a 110 BAR.
SUBSTITUIÇÃO DA BOMBA DE GASOLINA DE BAIXA PRESSÃO
Desmontagem e montagem do conjunto da bomba de combstível segue padrões já conhecidos, idênticos a qualquer outro sistema motronic.
Após a montagem do novo conjunto, será necessário efetuar o ajuste básico para a unidade de controle da bomba de combustível.
No VAG ou VAS:
Endereço 01- Eletrônica do motor
Canal 001- Consultar memória de avarias
Canal 002 – Apagar defeitos da memória de avarias
Canal 006 – Ajuste básico
DIGITAR OS SEGUINTES ALGORÍTMOS
103 para TSFI
CONFIRMAR COM “Q”, “SIM” , “ENTER”
DESPRESSURIZAÇÃO DO SISTEMA DE COMBUSTÍVEL DE ALTA:
Retirar o conector do regulador eletrônico de pressão e funcionar o motor durante 1 minuto:
A pressão irá abaixar para 6,0 bar
Este procedimento irá gerar um código de falha na memória da ECU que deverá ser apagado depois de terminada a intervenção
– INTERVENÇÃO NAS VÁLVULAS INJETORAS:
Remover coletor de admissão
Antes de remontar as válvulas, substituir o kit de reparo do anel vedador de telfon da base da válvula. Isso evitará ao vazamento de compressão do cilindro pela base de assentamento da válvula injetora. Considerar que as pressões internas nos cilindros do motor são altíssimas.
– INTERVENÇÃO NO COLETOR DE ADMISSÃO
Se houver qualquer modificação no estado do atuador dos Flaps (limpeza,substituição,etc) deveremos efetuar um novo ajuste básico para o servomotor ,pois o conjunto contém um motor de passo e potenciômetro para indicar o ângulo de abertura dos flaps de desvio de fluxo de admissão do coletor.
O procedimento de ajuste básico deve ser efetuado com VAS através de FUNÇÃO GUIADA,uma vez que até o momento não se conhece o algoritmo a ser introduzido no canal 006 (ajuste básico) do endereço 001 (eletrônica do motor)
– INTERVENÇÃO NA VÁLVULA DE CONTROLE EGR
Aqui temos o mesmo fator de dificuldade que o item anterior. Não se conhece os algoritmos para ajuste básico do servomotor
– INTERVENÇÃO NO SISTEMA DE TURBO
O coletor de escapamento é parte integrante da carcaça da turbina de gases, atentar para a correta montagem da régua guia inferior que fixa o coletor de escape no cabeçote.
Para medir a pressão de trabalho do turbo, conectar o manômetro de pressão em um tubo de vácuo/pressão do coletor de admissão.
Pressão Max de 0,8 Bar @ 3200 RPM com acelerador a pleno,executar em 3ª marcha quando transmissão mecânica ou posicionar “3” com as borboletas de marcha do volante ou alavanca tiptronic quando transmissão automática 09m ou pdk
– SISTEMA DE IGNIÇÃO
É conhecido, igual a outros Motronic que utilizam bobinas individuais com estágio final de potencia.
As bobinas SÃO DIFERENTES DAS MAIS ANTIGAS UTILIZADAS NOS MOTORES 1.8 20V.
Utilizar o recurso “CONTADOR DE FALHAS” do modo “LOCALIZAÇÃO GUIADA DE FALHAS DO VAS” para facilitar o diagnostico. Caso não se disponha deste recurso, experimentar uma outra bobina em um ciclindro cada vez até que se detecte qual destas está falhando.
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