Sistema FSI

Sistema FSI

CURSO FSI


IDENTIFICAÇÃO DO VEÍCULO E DO MOTOR

   Para identificar corretamente o veículo, consultar a etiqueta impressa colada junto a caixa do estepe, ou na contracapa do manual do proprietário, livro de serviços.

   As letras código de identificação do motor também estão na etiqueta colada na tampa da correia dentada, ou na tampa da corrente de distribuição para os motores produzidos a partir de 2009.


  • LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES NO VEÍCULO

 

Bomba de alta pressão


Coletor escape, motores BVZ


PEDAL ACELERADOR

 


SISTEMA EGR


SISTEMA IGNICÃO

 


SISTEMA ESCAPE/TURBO

 


COLETOR ADMISSÃO TURBO

 


SISTEMA EGR

 


VÁLVULA EGR REFRIGERADA

 


MÓDULO BOMBA COMBUSTÍVEL

 


3- SISTEMA DE COMBUSTÍVEL:

Medição das pressões:

Baixa pressão: Medir conectando-se o manômetro diretamente na tubulação de saída de combustível no conjunto da bomba embaixo do assento traseiro lado direito.

VALOR DE MEDIÇÃO:  4.5 BAR  a 6,0 BAR

Efetuar leitura através do bloco de medição 106 pelo scanner:

No VAG  ou  VAS:

Endereço 01- eletrônica do motor

Canal 04-ler valores blocos de medição

Bloco 106- pressão efetiva de baixa,valor lido pelo sensor.  4,5    a    6.0   bar

 

ALTA PRESSÃO:

Só é possível verificar a pressão de alta através do scanner.

VALOR DE MEDIÇÃO:  40  À   110 BAR

No VAG  ou  VAS:

Endereço 01-eletrônica do motor

Canal 4- leitura de blocos de medição

Blocos 140,141,142- pressão efetiva de injeção  40,0   a    110  BAR.

 

 

SUBSTITUIÇÃO DA BOMBA DE GASOLINA DE BAIXA PRESSÃO

Desmontagem e montagem do conjunto da bomba de combstível segue padrões já conhecidos, idênticos a qualquer outro sistema motronic.

Após a montagem do novo conjunto, será necessário efetuar o ajuste básico para a unidade de controle da bomba de combustível.

 

No VAG  ou  VAS:

Endereço 01- Eletrônica do motor

Canal 001- Consultar memória de avarias

Canal 002 – Apagar defeitos da memória de  avarias

Canal 006 – Ajuste básico

 

DIGITAR OS SEGUINTES ALGORÍTMOS

  • para FSI 1.6
  • para FSI 2.0

                          103    para TSFI

CONFIRMAR COM  “Q”, “SIM” ,   “ENTER”

 

 DESPRESSURIZAÇÃO DO SISTEMA DE COMBUSTÍVEL DE ALTA:

Retirar o conector do regulador eletrônico de pressão e funcionar o motor durante 1 minuto:

A pressão irá abaixar para 6,0 bar

Este procedimento irá gerar um código de falha na memória da ECU que deverá ser apagado depois de terminada a intervenção

 

– INTERVENÇÃO NAS VÁLVULAS INJETORAS:

Remover coletor de admissão

Antes de remontar as válvulas, substituir o kit de reparo do anel vedador de telfon da base da válvula. Isso evitará ao vazamento de compressão do cilindro pela base de assentamento da válvula injetora. Considerar que as pressões internas nos cilindros do motor são altíssimas.


 


– INTERVENÇÃO NO COLETOR DE ADMISSÃO

   Se houver qualquer modificação no estado do atuador dos Flaps (limpeza,substituição,etc) deveremos efetuar um novo ajuste básico para o servomotor ,pois o conjunto contém um motor de passo e potenciômetro para indicar o ângulo de abertura dos flaps de desvio de fluxo de admissão do coletor.

   O procedimento de ajuste básico deve ser efetuado com VAS através de  FUNÇÃO GUIADA,uma vez que até o momento não se conhece o algoritmo a ser introduzido no canal 006 (ajuste básico) do endereço 001 (eletrônica do motor)

 

– INTERVENÇÃO NA VÁLVULA DE CONTROLE EGR

Aqui temos o mesmo fator de dificuldade que o item anterior. Não se conhece os algoritmos para ajuste básico do servomotor

 

– INTERVENÇÃO NO SISTEMA DE TURBO

   O coletor de escapamento é parte integrante da carcaça da turbina de gases, atentar para a correta montagem da régua guia inferior que fixa o coletor de escape no cabeçote.

   Para medir a pressão de trabalho do turbo, conectar o manômetro de pressão em um tubo de vácuo/pressão do coletor de admissão.

   Pressão Max de 0,8 Bar @ 3200 RPM  com acelerador a pleno,executar em 3ª marcha quando transmissão mecânica ou posicionar “3” com as borboletas de marcha do volante ou alavanca tiptronic quando transmissão automática 09m ou pdk

 

– SISTEMA DE IGNIÇÃO

   É conhecido, igual a outros Motronic que utilizam bobinas individuais com estágio final de potencia.

   As bobinas SÃO DIFERENTES DAS MAIS ANTIGAS UTILIZADAS NOS MOTORES 1.8 20V.

   Utilizar o recurso “CONTADOR DE FALHAS” do modo “LOCALIZAÇÃO GUIADA DE FALHAS DO VAS” para facilitar o diagnostico. Caso não se disponha deste recurso, experimentar uma outra bobina em um ciclindro cada vez até que se detecte qual destas está falhando.

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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