Para aumentar a proteção contra tentativas de furto, os veículos dotados de um dispositivo eletrônico que inibe o funcionamento do motor, denominado FIAT CODE o qual se ativa automaticamente retirando-se a chave do comutador de ignição.
Antigamente furtar um carro era questão de prática, claro que eram necessárias algumas ferramentas; parecia brincadeira, pois era só entrar no carro e juntar os “fiozinhos”, que são as linhas 30 da bateria e a 51 do motor de partida, e como em um passe de mágica o carro funcionava sem a chave. Agora pare e pense um pouco… Quantas vezes você já ouviu falar em furto de carros sem que o motorista estivesse dentro, ou fosse abordado a mão armada? Pois é, esse número realmente diminuiu devido a um componente chamado: Imobilizador de partida.
O imobilizador ou imobilizer é um sistema de segurança automático do veículo, ele é ativado no ato de ligar a ignição do veículo(Ao virar a chave.).
Foi o resultado da pressão das seguradoras sobre as montadores para desenvolver um sistema que reduzisse os índices de furto de veículos.
Chegou ao Brasil em 1996 e tornou-se tão eficiente que atualmente a maioria dos veículos nacionais o possuem.
*Não confunda com bloqueador veicular instalado por empresar terceirizadas.
Componentes:
– Chave com transponder: Sua função é receber e emitir o código enviado pela central através de radiofrequência para a bobina/antena;
– Canhão de fechadura com bobina/antena: Também chamada de Comutador de Ignição, alimenta o transponder da chave e recebe os pulsos magnético emitidos por ele;
– Unidade de comando do imobilizador: Comanda do o sistema do imobilizador, possui um sistema aleatório de geração de códigos para o transponder(7,29×10²⁷ combinações.), é ela que libera tensão para a bobina e controla a luz espia do imobilizador no painel; libera o sistema de injeção para o funcionamento.
É composta por um microprocessador e uma memória EPROM (Memória de leitura cancelável e reprogramável) que pode acessada por equipamento apropriados.
Funcionamento:
Tudo começa ao colocar a chave no canhão de fechadura e girar, neste momento a unidade de comando do imobilizador libera tensão para a bobina em volta do canhão de fechadura, que passa a gerar um campo magnético, alimentando o transponder da chave. Agora a chave passa a gerar um campo magnético, que será captado pela antena que envolve o canhão. A antena irá transformar os sinais de radiofrequência emitidos em pulsos codificados para a unidade de comando do imobilizador. Sendo a chave correta, o código emitido será aceito e a chave recebe um novo código para a próxima partida; a luz do imobilizador no painel apaga e então a unidade de injeção é liberada para o motor entrar em funcionamento. Caso seja colocada outra chave, a central do imobilizador não reconhecerá a chave e o motor não entrará em funcionamento, se persistir a utilizar a chave errada a central entrará em modo de emergência e travará todo o sistema, que só voltará ao normal via scanner.
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