Sistema de AirBag

Sistema de AirBag

Neste post, vou tentar explicar de forma simples e rudimentar o funcionamento do sistema de AirBag. Neste post, não entraremos em detalhes técnicos.

 O sistema de segurança suplementar (AirBag) é projetado para acionar quando um conjunto de variáveis são concatenadas! Estas variáveis em geral, são monitoradas por sensores instalados no veículo em pontos fixos e estratégicos . Vou citar alguns exemplos de sensores e suas respectivas funções para entendimento das variáveis:
– Sensor de impacto:
O sensor de impacto tem a função de calcular o impacto no chassis. Geralmente há 4 sensores, sendo 2 na dianteira e 2 na traseira, mas pode haver sensores nas laterais em alguns modelos.
– Sensor de aceleração ou Inercial:
O sensor de aceleração. como diz o nome, calcula a mudança no movimento em relação ao tempo. Exemplo: Numa colisão, a aceleração cai de 100 km/h para 0 km/h em poucos segundos! Esse sensor fica instalado dentro da ECU (módulo do AirBag) que deve ser fixado diretamente no chassis (geralmente embaixo do console central).
– Sensor longitudinal:
O sensor longitudinal, que faz parte de modelos equipados com o sistema de controle de estabilidade e ABS, tem a função de calcular o movimento lateral.  Exemplo: Se entrar numa curva à direita em alta velocidade, a pressão exercida na lateral esquerda é medida por este sensor.
– Sensor de guinada:
O sensor de guinada calcula mudanças bruscas de direção.
– Sensor de velocidade:
O sensor de velocidade calcula a velocidade do veículo.
   Agora que há entendimento básico das funções dos sensores, que são as variáveis do sistema, vamos entender como funciona.
O módulo de controle eletrônico do sistema é programado para monitorar um conjunto de variáveis, (depende do tipo e modelo do sistema).
A ativação das bolsas acontece quando  estas variáveis correspondem aos valores pré determinados pelo software da ECU.
O sistema geralmente é projetado com redundância, para que não haja disparos acidentais. A ativação NÃO acontece com a ativação de apena 1 dos sensores!
Exemplo 1: Veículo com sistema de airbag convencional, sem sensores de impacto lateral nem controle de estabilidade.
– Um carro viajando a 80 km/h colide com um poste. Acontece uma sequência de eventos no sistema de airbag.
O sensor de impacto frontal é ativado;
O sensor inercial capta uma brusca mudança na força de gravidade;
O sensor de velocidade capta uma repentina mudança de velocidade.
O conjunto de ativação dessas variáveis ativa as bolsas.
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Exemplo 2: Veículo com sistema de airbag convencional, sem sensores de impacto lateral nem controle de estabilidade.
– Um carro viaja a 80 km/h , perde o controle e raspa na parede lateral da pista.
O sensor de impacto não é ativado;
O sensor inercial capta uma brusca mudança na força de gravidade;
O sensor de velocidade capta uma moderada mudança de velocidade.
O conjunto de ativação dessas variáveis NÃO ativa as bolsas.
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Para concluir, a ativação das bolsas do sistema, dependem da concatenação de 2 ou mais variáveis (depende da marca e modelo do sistema). Uma colisão não significa necessariamente que haverá ativação das bolsas.
Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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