Renault Clio 1.0 16V morre de repente e não pega

Renault Clio 1.0 16V morre de repente e não pega

Não Pega, morre de repente, perde acelerador. defeito intermitente.

Sintomas: Ao trafegar com veículo, sem aviso o motor morre e não pega. Se aguardar um breve período, o motor pega e funciona normalmente.
    Problema intermitente. Ao se acessar a ECU com o uso de scanner, a falha apresentada é do sensor CKP (sensor de rotação).  Porém mesmo após a substituição do sensor CKP, a falha permanece.

  Solução: Esse defeito é muito comum para esse tipo de motor, e é provocado por: excesso de vibração causado pelo motor, exposição a grande variação de temperatura do motor e oxidação que causa ressecamento e isolamento do conector plastico do sensor de rotação.
   Ao se comprar uma peça nova, o fabricante não envia junto um novo conector para substituir o defeituoso. É imprescindível a substituição do conector do sensor de rotação para a resolução do problema, já que o causador não é o sensor e sim o conector. A
emenda dos dois fios deve ser bem soldada e protegida com termo retrátil. Não use fita isolante!!! A fita isolante tende a se soltar em temperaturas elevadas, podendo curto circuitar o sensor. O espaço para a realização do serviço é muito limitado, então recomendo a desmontagem das partes plasticas do filtro de ar e a retirada da trava do suporte do chicote para não danificar os outros fios presos junto ao chicote do sensor de rotação e tornar o serviço mais fácil.

   Outro problema que também pode afetar o sensor de rotação, é a oxidação e consequentemente o mau contato dos conectores da ECU, que fica atrás do coletor de admissão. Seus conectores são voltados para cima, facilitando o acumulo de umidade. 


ATENÇÃO!

 Não esqueça de clicar nos nossos anunciantes para nos ajudar a manter o site a continuar fazer novas publicações de dicas e procedimentos!

Agradecemos pela visita!

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.