Esta é uma maneira que já testei pessoalmente, e funciona! Se o problema for falta de calibração, basta seguir as orientações abaixo.
Tenho notado através de diversas perguntas no meu site , que a maior parte dos problemas se iniciam após algum tipo de manutenção, geralmente quando é necessário desligar a bateria do carro.
Os sintomas deste problema são: perca de potência, engasgos, vibração, e em alguns casos, a transmissão traciona o carro mesmo sem acelerar e com o pedal do freio acionado!
Após muita pesquisa, e horas ao telefone com diversos técnicos, descobri a causa deste problema! O hardware do sistema tem uma pequena falha de memória. Ao desligar a bateria ou em casos em que a bateira esta com baixa carga (velha), o software perde a referência do sincronismo da embreagem!
É possível fazer a calibração mesmo sem um scanner, mas para tal procedimento, é necessário um bom espaço e sem movimento. É importânte seguir exatamente as instruções abaixo para que o procedimento funcione:
Verifique o estado e a carga da bateria antes de começar!
1– Aqueça o motor e a transmissão. É necessário deixar o motor ligado por cerca de 1 hora para que a transmissão atinja a temperatura de trabalho;
2– Ande com o carro por cerca de 1 minuto à 40km/h sem nenhum consumidor elétrico ligado;
3– Eleve a velocidade de 40km/h para 80km/h e depois solte o pedal do acelerador até atingir 40km de novo;
4– Repita esta operação por 3 vezes.
Ao terminar o procedimento, todos os sintomas devem desparecer.
Abaixo, vou deixar algumas fotos do câmbio CVT desmontado e um vídeo explicativo de como funciona o sistema CVT.
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