Pólo 1.8 Mi – Veículo só pega acelerando (Sistema Magneti Marelli 1AVB)

Pólo 1.8 Mi – Veículo só pega acelerando (Sistema Magneti Marelli 1AVB)

Modelo: VW Pólo 1.8 Mi (Sistema Magneti Marelli 1AVB)
Veículo só pega acelerando (defeito esporádico)

Análise: O veículo tinha dificuldade para pegar e se fosse pisar no acelerador ele pegava com maior facilidade, acelerando e após soltando o acelerador à marcha lenta ficava baixa o motor tremia e às vezes o motor desligava. Andando com o veículo e ao parar em cruzamentos ou sinaleiras a marcha lenta ficava muito baixa e o motor desligava. O problema estava em uma vazão muito baixa de ar entre a borboleta e o corpo.

Solução: Regular a passagem fixa de ar.
Os corpos de borboleta, apesar de semelhantes fisicamente entre os diversos motores, possuem diferenças de calibração que variam de acordo com a cilindrada e tipo de combustível. A vazão de ar pela borboleta na condição de marcha lenta, é obtida pela regulagem de sua abertura por um parafuso calibrado em equipamentos especiais na própria fábrica.
Se por algum motivo o parafuso batente foi desregulado e o veículo apresentar problemas com marcha lenta após verificar se todo o sistema está em condições inclusive à aplicação correta do motor de passo, sensor de posição de borboleta verificar eventuais entradas falsas de ar, sistema de respiro do cárter, válvula do cânister, é necessário efetuar a regulagem na passagem fica de ar entre a borboleta e o corpo.


Procedimento para efetuar a regulagem
• Aquecer o motor até a entrada do eletro-ventilador umas duas vezes;
• Desligar o motor;
• Retirar o motor de passo do corpo de borboleta e alongar o obturador o máximo;
• Recolocar o motor de passo no corpo de borboleta sem ligar o conector do chicote;
• Fazer o veículo funcionar e regular no parafuso batente do corpo de borboleta uma rotação de marcha lenta de +/- 600 RPM;
• Desligar o motor e retirar o shorting plug;
• Ligar a chave de ignição deixando-a ligada uns 15 segundos;
• Desligar a chave e recolocar o shorting plug;
• Ligar o conector do motor de passo;
• Ligar e desligar a chave de ignição 5 vezes esperando uns 5 a 6 segundos a cada ligada e desligada;
• Dar partida ao motor e deixar o veículo funcionando em marcha lenta;
• Conectar o equipamento de diagnóstico (scanner) e verificar se com o motor quente a quantidade de passos está em torno de 50 +/- 10;

• Realizar a regulagem básica.


   É importante após o procedimento efetuar a regulagem básica para informar à unidade de comando eletrônica o novo valor de tensão do sensor de posição de borboleta em marcha lenta para evitar que haja um vazio ao acelerar o veículo.
Tabela de vazão de ar em marcha lenta

Motores Diâmetro da Borboleta Vazão de ar pela borboleta em marcha-lenta
AP 1.6 Gás.  52mm 7,5 Kg/hora ± 6%
AP 1.6 Álc.  52mm 6,5 Kg/hora ± 6%
AP 1.8 Gas. 52mm 8,5 Kg/hora ± 6%
AP 1.8 Álc.  52mm 7,0 Kg/hora ± 6%
AP 2.0 Gas. 56mm 8,0 Kg/hora ± 6%
AP 2.0 Álc  56mm 7,70 Kg/hora ± 6%

É possível também realizar o ajuste da passagem fixa de ar entre a borboleta e o corpo conectando o scanner e com o motor aquecido atuar no parafuso da regulagem da borboleta observando a quantidade de passos deixando em torno de 50 +/- 10 depois de feito isso é necessário realizar a regulação básica.
Obs: Os valores de passos para marcha lenta são para um motor aquecido sem nenhuma carga aplicada.


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Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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