Peugeot 307 – Não engata a 4ª marcha

Peugeot 307 – Não engata a 4ª marcha

Sintoma: As 3 primeiras marchas funcionam perfeitamente, mas ao engatar a 4ª marcha, o câmbio desengata e aparece o alerta no painel de falha no câmbio.

 


   Quem passou ou passa por esta situação, fica muito preocupado, porque se trata realmente de um problema no sistema de controle eletrônico da transmissão. 

   O que as pessoas não sabem, é que a transmissão AL4 que equipa a linha 307 da Peugeot é bem confiável e sua manutenção bem simples, então aqui vai uma dica muito valiosa: Se você notar qualquer tipo de anormalidade no funcionamento, PARE o carro e leve-o para uma oficina!

   A transmissão AL4 tem sim algumas peculiaridades, que na minha humilde opinião, não chegam a ser graves. Vou citar as principais, e tentar explicar o porque e a solução.

 


1Fluído da transmissão: É extremamente importante para qualquer tipo de transmissão, e principalmente nos modelos franceses!

   Não importa o que dizem, nem o que o fabricante recomenda, TROQUE a cada Km 40.000! 

   A transmissão AL4 é bem sensível ao estado do fluído e quando este fica contaminado, causa atrito SEVERO nas cintas dos tambores e nos discos de embreagem!    O desgaste acontece de forma bem rápida e pode causar um dano significativo, causando um enorme custo de reparo.

 

 


 O fluído da transmissão é vendido hoje nas concessionárias à R$185,00 o litro, mas existem opções. Eu mesmo uso o Renaultmatic, cuja qualidade parece ser superior por absorver menos umidade que o da Peugeot. Já usei também o Dexron VI e o Esso LT71141 ATF 4HP20/AL4 no C4 Pallas, com ótimos resultados.

 


    Lembrando que só é possível escoar 3 litros pelo bujão de drenagem. Então você deve drenar os 3 litros e substituir-lo. Ligue o motor deixe ligado por 20 minutos, ande com o carro por no mínimo 5 minutos e troque o fluído da transmissão novamente.  Esta é a forma de drenar o fluído que fica retido no conversor de torque.

2Corpo de válvulas: O corpo de válvulas fica fixado na frente da transmissão e é facilmente acessado removendo-se o carter frontal.

 

   Há dois procedimentos que são importantes para se fazer para a manutenção preventiva. A primeira é a limpeza! Retire o corpo de válvulas com cuidado e efetue uma limpeza criteriosa, num lugar limpo! Recomendo que você procure por ajuda profissional, já que este é um componente de precisão muito delicado.

   A segunda recomendação é: TROQUE as válvulas de pressão e do conversor de torque! São apenas 2 e são iguais! As válvulas não custam caro e esta medida previne uma falta de pressão no sistema, o que poderia causar um enorme dano à transmissão.

   Com estes procedimentos, a transmissão terá uma vida longa e próspera, e com certeza não trará maiores problemas.

 

 

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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