DEFEITO: Motor com baixa potência, cortando a aceleração e em muitos casos pode ocorrer o aquecimento excessivo do catalizador. Este defeito foi diagnosticado nos moteres 1.8 8V da Chevrolet e Fiat.
DIAGNOSTICO: Com equipamento de diagnóstico, foi verificado a ausência de códigos de falha no sistema de injeção eletrônica, porém nos parâmetros de funcionamento com o motor em marcha lenta, 3 parâmetros estavam acima das condições normais de leitura, sendo eles: tempo de injeção, pressão do coletor de admissão e sonda lâmbida.
Estes sensores foram testados e verificou-se que encontravam-se em perfeito estado, concluindo-se que o problema estava sendo causado por interferência mecânica, no caso, o sincronismo da correia de distribuição.
O teste seguinte, foi a fazagem da correia de distribuição, que estava instalada corretamente, porém com o relógio comparador instalado no cilindro foi possível verificar que apesar dos pontos de referência estarem corretos, o PMS (ponto morto superior) estava errado.
Ao remover a engrenagem do virabrequim, percebemos que ela estava com a chaveta “desfigurada”, ou seja, na montagem anterior, a roda fônica foi apertada fora da posição, o que causou uma folga na chaveta da engrenagem e fez com que a roda fônica ficasse fora da posição, comprometendo o sincronismo do sensor de rotação.
SOLUÇÃO: Substituição da engrenagem do virabrequim.
Após a montagem fizemos um novo diagnóstico e os parâmetros de leituras do tempo de injeção, sonda lâmbida e pressão do coletor voltaram ao normal.
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