Honda New Civic – Falha no ABS (12-17)

Honda New Civic – Falha no ABS (12-17)

   A falha que vamos descrever a seguir, acontece na maior parte das vezes, após o reparo de componentes da suspensão, mas pode acontecer no uso regular, sem intervenção por parte do usuário ou de reparadores.

   Vou descrever a falha causada por intervenção, já que é a mais comum, e serve de parâmetro para futuras manutenções.

 


Sintoma: A falha se apresenta em diversos casos, mas o mais comum, é na troca dos rolamentos das rodas dianteiras. Após a troca do rolamento, a luz do ABS se acende, e ao se fazer um diagnóstico com equipamento de diagnóstico, o DTC apresentado é de falha no circuito do sensor da roda dianteira.

 

Causa: A principal causa nestes casos, é no rolamento da roda! Ainda hoje, acontece muito dos reparadores montarem o rolamento “do lado errado”! Os rolamentos para sistema com ABS são magnetizados em apenas um dos lados! é claro que esse “imã” pode se quebrar na montagem, ou mesmo no uso, pois sofre muitos impactos, principalmente nas nossa ruas…


 Solução: A solução nestes casos, é a substituição do rolamento e a sua correta instalação! Uma ótima dica para saber o lado magnetizado do rolamento, é usar um clips de papel! O clips vai fixar no rolamento somente do lado magnetizado!

   O lado magnetizado deve ser montado para o lado do sensor, como na foto abaixo:

 

 

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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