A falha que vamos descrever a seguir, acontece na maior parte das vezes, após o reparo de componentes da suspensão, mas pode acontecer no uso regular, sem intervenção por parte do usuário ou de reparadores.
Vou descrever a falha causada por intervenção, já que é a mais comum, e serve de parâmetro para futuras manutenções.
Sintoma: A falha se apresenta em diversos casos, mas o mais comum, é na troca dos rolamentos das rodas dianteiras. Após a troca do rolamento, a luz do ABS se acende, e ao se fazer um diagnóstico com equipamento de diagnóstico, o DTC apresentado é de falha no circuito do sensor da roda dianteira.
Causa: A principal causa nestes casos, é no rolamento da roda! Ainda hoje, acontece muito dos reparadores montarem o rolamento “do lado errado”! Os rolamentos para sistema com ABS são magnetizados em apenas um dos lados! é claro que esse “imã” pode se quebrar na montagem, ou mesmo no uso, pois sofre muitos impactos, principalmente nas nossa ruas…
Solução: A solução nestes casos, é a substituição do rolamento e a sua correta instalação! Uma ótima dica para saber o lado magnetizado do rolamento, é usar um clips de papel! O clips vai fixar no rolamento somente do lado magnetizado!
O lado magnetizado deve ser montado para o lado do sensor, como na foto abaixo:
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