Gol 1.0 16V – Engasgando

Gol 1.0 16V – Engasgando

Descrição: Motor da solavancos em acelerações rápidas. As vezes o motor falha logo após a partida, a luz EPC se acende e o motor não acelera. A falha é intermitente.

Solução: Troca do sensor do pedal da embreagem.

 


 Principais caracteristicas

   As 2 principais características do interruptor da embreagem, são:

1 A primeira característica, é bloquear o funcionamento do motor de partida. O propósito é evitar que um motor equipado com uma transmissão manual dê partida com uma marcha engatada. 

2 A segunda característica, é garantir a eficiência do sistema, ou seja, controlar a abertura e fechamento da borboleta e a desaceleração do motor. O sistema do acelerador eletrônico E-GAS trabalha com dois potenciômetros acoplados no pedal de aceleração e dois interruptores acoplados nos pedais do freio e da embreagem, que comunicam ao módulo quando precisa diminuir a rotação, fazer o corte de combustível ou parar de acelerar.

O estado normal de um sensor de embreagem é aberto. Ele só é fechado, e consequentemente permite que o circuito de ignição seja feito, quando é mecanicamente fechado pelo acionamento do pedal de embreagem. Sendo este o caso, o sensor irá, quase que invariavelmente, falhar na posição aberta. Enquanto isso pode ser um incomodo, já que não permite que o veículo seja ligado, é muito menos arriscado do que os resultados de tentar propelir todo o veículo com o motor de arranque.

 

 

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.