GM Vectra 2.2 8V – Luz da injeção acesa direto e marcha-lenta instável

GM Vectra 2.2 8V – Luz da injeção acesa direto e marcha-lenta instável

Marca: GM
Modelo: Vectra 2.2 8V
Ano: 1998
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção Bosch M1.5.4
Problema: Luz da injeção acesa direto e marcha-lenta instável.


Histórico/Causa do Problema:
Não dispondo de scanner na ocasião foi efetuado um jump (ponte) entre os pinos 4 e 6 da tomada de diagnose situada sob a alavanca do freio-de-mão.
Ao ligar a chave foi obtido o código de piscadas 39 que indica alta voltagem da sonda lâmbda.
Substituída a sonda lâmbda o defeito persistiu!
Colhendo informações sobre o histórico do veículo junto ao cliente, soubemos que o veículo havia trabalhado com gás durante um período.
Analisando sobre possíveis conseqüências em função do uso gás decidimos medir vazamentos nos cilindros e pressão de compressão.
Curioso é que a pressão de compressão estava normal, porém identificamos uma minúscula perda no teste de vazamento de cilindros entre os cilindros 2 e 3.
Removido o cabeçote identificamos uma falha mínima na vedação da junta entre os cilindros 2 e 3. Substituída a junta do cabeçote o defeito foi sanado.

Solução: Reparo do cabeçote.
Esclarecimentos Adicionais: O uso do gás promove na câmara de combustão um ambiente de temperatura mais elevada e mais desprovido de lubrificação em relação à gasolina (uma espécie de ressecamento), que a longo prazo pode implicar em conseqüências indesejáveis nos componentes do cabeçote.

 

 






Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.