Esse problema já é bem conhecido em veículos da Volkswagen com motores FSI, TFSI, e agora também alcança os motores GM Ecotec.
A GM conseguiu piorar um pouco o problema, e você vai entender o porque a seguir…
Sintomas mais comuns:
Análise:
Analisando os sinais dos sensores (MAP e O²)em marcha lenta, fica evidente que os componentes funcionam, e na maior parte dos casos, na faixa normal, ou seja, dentro dos parâmetros.
Porém, ao acelerar rapidamente o motor, é possível observar alterações no funcionamento destes sensores, o que causa a gravação do código de falha dos respectivos sensores!
Solução do problema:
O problema é causado pelo vazamento da válvula de circulação de gases do motor.
Como disse no inicio desse post, os motores VW possuem uma válvula na tampa de válvulas, que regula a circulação de gases do motor. Nesses motores é comum o rompimento da membrana dessa válvula e causa muitos problemas… já bem conhecido pelas oficinas.
Note que essa válvula fica fixada na parte externa da tampa de válvulas, e apesar de problematica, a troca pode ser feita sem a desmontagem da tampa de válvulas.
A GM copiou esse sistema, porém piorou um pouco. Essa mesma válvula fica localizada DENTRO da tampa de válvulas, ou seja, para testar ou mesmo inspecionar, vai ser necessário retirar a tampa de válvula, realizar a limpeza e depois de tudo, você vai “rezar” para o suporte da válvula não quebrar quando desmontar!
O suporte geralmente quebra, já aviso… Isso ocorre porque o suporte trabalha em contato direto com o óleo do motor, que sofre uma imensa variação de temperatura, ou seja, esquenta e esfria, conforme o uso. O plastico endurece com esse processo e se torna quebradiço. Então não se culpe se acontecer com você! O que recomendo na verdade, é deixar o cliente sabendo da possibilidade da troca da tampa de válvulas.
Uma última observação: – Nem tente montar a válvula de circulação de gases com o suporte quebrado! É uma enorme perda de tempo!
ATENÇÃO!
Não esqueça de clicar nos nossos anunciantes para nos ajudar a manter o site a continuar fazer novas publicações de dicas e procedimentos!
Agradecemos pela visita!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.