GM Cruze 1.6 16V – Marcha lenta acelerada

GM Cruze 1.6 16V – Marcha lenta acelerada

Esse problema já é bem conhecido em veículos da Volkswagen com motores FSI, TFSI, e agora também alcança os motores GM Cruze Ecotec.

A GM conseguiu piorar um pouco o problema, e você vai entender o porque a seguir…


Sintomas mais comuns:

  • Marcha lenta fica acelerada ou demora para cair após acelerações rápidas.
  • Código de falha intermitente do sensor MAP.
  • Código de falha intermitente do sensor de oxigênio (Sonda Lâmbida pré catalizador)
  • Estouro no coletor de admissão
  • Engasgo nas arrancadas rápidas

Análise:

Analisando os sinais dos sensores (MAP e O²)em marcha lenta, fica evidente que os componentes funcionam, e na maior parte dos casos, na faixa normal, ou seja, dentro dos parâmetros.

Porém, ao acelerar rapidamente o motor, é possível observar alterações no funcionamento destes sensores, o que causa a gravação do código de falha dos respectivos sensores!


Solução do problema:

O problema é causado pelo vazamento da válvula de circulação de gases do motor.

Como disse no inicio desse post, os motores VW possuem uma válvula na tampa de válvulas, que regula a circulação de gases do motor. Nesses motores é comum o rompimento da membrana dessa válvula e causa muitos problemas… já bem conhecido pelas oficinas.

Note que essa válvula fica fixada na parte externa da tampa de válvulas, e apesar de problematica, a troca pode ser feita sem a desmontagem da tampa de válvulas.

 

A GM copiou esse sistema, porém piorou um pouco. Essa mesma válvula fica localizada DENTRO da tampa de válvulas, ou seja, para testar ou mesmo inspecionar, vai ser necessário retirar a tampa de válvula, realizar a limpeza e depois de tudo, você vai “rezar” para o suporte da válvula não quebrar quando desmontar!

O suporte geralmente quebra, já aviso… Isso ocorre porque o suporte trabalha em contato direto com o óleo do motor, que sofre uma imensa variação de temperatura, ou seja, esquenta e esfria, conforme o uso. O plastico endurece com esse processo e se torna quebradiço. Então não se culpe se acontecer com você! O que recomendo na verdade, é deixar o cliente sabendo da possibilidade da troca da tampa de válvulas.

Uma última observação: – Nem tente montar a válvula de circulação de gases com o suporte quebrado! É uma enorme perda de tempo!

    

 

 

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Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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