Marca: GM
Modelo: Astra 1.8 8V
Sistema: Injeção eletrônica Bosch Motronic M 1.5.5
Problema: Queimando embreagem do compressor de ar condicionado.
Retorno do scanner: Utilizado para medições conforme tabela abaixo.
Histórico e causa do Problema:
Já havia sido trocado 2 vezes a embreagem do compressor e o veículo apareceu na oficina para mais uma troca. Nas vezes anteriores o serviço foi executado em uma outra oficina; a embreagem foi trocada pela 3a vez e foi observado que a mesma ficava acoplando e desacoplando; os ventiladores do radiador e condensador só acionava na 3a velocidade (máxima) quando a pressão do sistema de ar condicionado também estava no máximo.
Sem o ar condicionado, os ventiladores funcionavam normalmente (comando pela temperatura do motor).
Causa: Deficiência de aterramento da central de injeção.
Entre a carcaça da central e o pólo negativo da bateria havia uma queda de tensão de 0,9V.
Solução: Limpeza e desoxidação dos terminais massa da bateria, chassi, motor e carcaça da central de injeção. Feito esse serviço, substituiu-se o sensor de pressão do sistema de ar condicionado por um potenciômetro linear de lOkQ e obteve-se, ao variar o cursor do potenciômetro.
Condição de funcionamento dos ventiladores:
1ª Velocidade = ventiladores ligados em série na baixa velocidade.
2ª velocidade = um ventilador na baixa velocidade e outro na alta.
3ª Velocidade = ventiladores ligados em paralelo na alta velocidade.
tensão sobre os terminais do potenciômetro:
2,5 V
3,0 V
3,5 V
Indicação de pressão de A/C no scanner
25,4 bar
30,2 bar
35,2 bar
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.