Ford Ranger 3.0 – Motor não pega

Ford Ranger 3.0 – Motor não pega

Marca: Ford
Modelo: Ranger 3.0 Eletronic
Combustível: Diesel
Sistema: Injeção Ford


Problema: Motor não funciona.
Retorno do scanner: Baixa pressão na válvula “ A ” do turbodiesel.
Histórico do Problema:
Neste veículo, no conjunto bomba de alta pressão existem duas válvulas:
VCP- Válvula de controle da pressão
VCV- Válvula de controle da vazão.
Medido a resistência elétrica das duas eletroválvulas, valor: Aprox. 3 ohms ok.
Testado, curto à massa e entre os fios do conector das eletroválvulas ok.
Testado tensão de de alimentação no pino 1 conector eletroválvula VCV, resultado = tensão bateria ok.
Testado o acionamento da eletroválvula VCV enviando positivo direto da bateria deveria-se ouvir um “click” do seu acionamento, o que não ocorreu, eletroválvula emperrada!

Solução: Substituir o conjunto bomba de alta pressão e eletroválvulas. Caso o veículo esteja fora do período de garantia pode ser feita a desmontagem da eletroválvula na tentativa de destravá-la.
Esclarecimentos adicionais: Em uma análise visual, removendo se a mangueira do retorno de combustível era possível perceber que todo o combustível enviado pela pré-bomba retornava ao tanque, confirmando a inoperância da eletroválvula VCV.

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.