O motor Zetec equipa muitos auto da linha Ford, tais como: Fiesta, Courrier, Escort entre outros. Está disponível em vários modelos como: 1.4, 1.0, 1.6 e 1.8. Já o motor Endura está diponível nos primeiros modelos do Ká e Fiesta.
O problema mais comum nestes motores é a marcha lenta. A resolução é muito simples, porém, é diferente em cada modelo de motor, então vou tentar explica de uma maneira mais generalizada.
Em 99% dos casos, o problema acontece quando há uma entrada de ar em falso que é causada pelo desgaste das mangueiras ligadas ao coletor de admissão. Com a entrada extra de ar, o sistema de injeção eletrônica não consegue calcular a entrada de ar através do atuador de marcha lenta, então o sistema tenta compensar aumentando e diminuindo a entrada de ar no motor para tentar estabiliza-lo.
Nos outros 1% dos casos, a falha é causada pelo próprio atuador de marcha lenta, também conhecido como motor de passo ou IAC.
Já nos motores endura, a falha acontece nas mangueiras que são ligadas a tampa do óleo do motor.
Note que a mangueira da tampa de óleo sofre uma intersecção e se liga ao coletor de admissão. Na parte traseira do coletor de admissão há outra mangueira, porém mais fina, que também é propícia a vazamentos.
Todos esses problemas são causados pela condensação de óleo derivado dos gases provenientes do carter do motor.
ATENÇÃO!
Não esqueça de clicar nos nossos anunciantes para nos ajudar a manter o site a continuar fazer novas publicações de dicas e procedimentos!
Agradecemos pela visita!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.