Ford Ka 1.0 – Eletroventilador do sistema de arrefecimento não funciona

Ford Ka 1.0 – Eletroventilador do sistema de arrefecimento não funciona

Marca: Ford
Modelo: Ka 1.0
Ano: 2001
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção FIC EEC-V
Problema: Eletro ventilador do sistema de arrefecimento não funciona.
Retorno do Scanner: Sem código de falhas.


Histórico/Causa do Problema:
Ao desconectarmos o sensor de temperatura com o motor ligado o eletro ventilador do sistema de arrefecimento disparava, constatamos assim que o chicote elétrico e relés estavam em ordem.
Trocamos o sensor de temperatura da água, limpamos e sangramos o sistema de arrefecimento e o defeito persistiu, chegamos a suspeitar do cabeçote.
No scanner a indicação de temperatura era normal, mesmo assim o motor fervia, pois o eletro ventilador não era ligado, visto que para o módulo de injeção a temperatura do motor estava normal.
Removemos o conector do sensor de temperatura (localizado no coletor de admissão na parte posterior, lado do passageiro) para uma análise mais detalhada e percebemos uma oxidação em seus contatos, fizemos uma limpeza e o defeito foi sanado.
A resistência elétrica alterada pelo mal contato gerava uma informação de temperatura errada para a central de injeção, que por sua vez não acionava o eletroventilador e o motor “fervia”.

Solução: Limpeza nos terminais do conector do sensor de temperatura da água.

 



Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.