Ford Focus – Falhas no Pedal do Acelerador

Ford Focus – Falhas no Pedal do Acelerador

Neste post vou explicar como resolver as falhas generalizadas que apontam para o pedal eletrônico do acelerador. Esse é um problema bem difícil de resolver, então vou detalhar e ilustrar o máximo possível!

Antes de começar, devo dizer que este carro passou por 2 consecionárias e 2 oficinas, onde foram executados os seguintes serviços:

Troca do pedal do acelerador

Troca do corpo de borboletas

Troca da BC (caixa de fusíveis)

Troca da ECU

Troca do painel de instrumentos

Reparo na transmissão automática (realizdo devido ao estado de emergência causado pela perda de sinal do sensor do pedal)


AVARIAS PRESENTES:

Sistema de injeção eletrônica

  • P2120 – Falha no circuito D da posição do pedal / borboleta do acelerador
  • P2126 –  Falha no circuito E da posição do pedal – Alcance / Performace
  • P2123 – Tensão alta no circuito de entrada do sensor D do pedal do acelerador
  • P2122 – Tensão baixa no circuito de entrada do sensor D do pedal do acelerador
  • P2127 – Tensão baixa no circuito de entrada do sensor E do pedal do acelerador

 


Painel de instrumentos

C1750 – Sensor de posição do pedal do acelerador fora dos parâmetros


 

Analise

Em todos os sistemas (Motor, Painel e Transmissão), a falha do pedal eletrônico do acelerador estava presente, causando a perca de aceleração e causando recovery de emergência na transmissão automática.

Mesmo após a substituição de quase todos os componentes, incluindo a ECU e painel, a falha persistia. Analisando os parâmetros em tempo real, era notável que o sinal da pista A e a pista D do sensor estavam sem nenhum sinal, levando a crer que o problema estava no chicote elétrico, que foi verificado minuciosamente!

Após muitos testes, foi verificado que o conector do pedal do acelerador estava isolado! Substituido o conector do pedal, seguimos com a montagem e o teste do sistema.

Mesmo após o reparo no conector do pedal, a falha persistia…. mas dessa vez era intermitente! Só ocorria em algumas ocasiões, durante o teste de rodagem!


 

Solução

Além do isolamento dos terminais do pedal do acelerador, encontramos isolamento do conector de junção do chicote do painel (imagem abaixo).

Este conector de junção também sofria isolamento nos terminais, o que dificultou muito o diagnóstico! O mal contato em 2 locais no mesmo circuito tornou o diagnóstico muito difícil e levou a troca de muitos componentes!

O maior problema, é que o conector de junção não pode ser substituido porque não existe peça de reposição no mercado! A solução encontrada foi a eliminação do conector.

 


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Agradecemos pela visita!

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

1 comment so far

carlos machadoPublicado em10:27 pm - ago 24, 2019

muito bom esse sait gosatei muito

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