Ford Ecosport 2.0 – Motor falhando 3º ou 4º cilindros em marcha-lenta

Ford Ecosport 2.0 – Motor falhando 3º ou 4º cilindros em marcha-lenta

Marca: Ford
Modelo: Ecosport 2.0
Ano: 2005
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção FIC EEC-VI
Problema: Motor falhando 3º ou 4º cilindros em marcha-lenta.
Retorno do Scanner: Falha no circuito primário da bobina cilindros 1 e 4.


Histórico/Causa do Problema:
Ao ligar o ar condicionado a rotação do motor era compensada e o defeito deixava de ocorrer.
Durante a ocorrência do defeito o módulo deixava de enviar o pulso negativo para os injetores dos cilindros 3 ou 4.
Substituímos injetores de combustível, bobina de ignição e o defeito persistiu.
Testado todo o chicote, substituído o módulo de injeção, e ainda assim permanecia a falha.
Como o defeito deixava de ocorrer com o ar condicionado ligado, levantamos a possibilidade de haver alguma interferência causada por componentes do sistema de ar, desfeitas a ligações dos componentes do sistema o defeito permanecia.
Causa: Neste sistema de injeção o fio positivo dos bicos injetores vem direto do módulo de injeção e não do relé dos atuadores e é o mesmo fio do atuador de marcha-lenta (conector B pino 24), uma interferência causada pelo atuador de marcha-lenta implicava na falta de pulsos negativos para os injetores dos cilindros 3 e 4.

Solução: Substituição do atuador de marcha-lenta.

 




Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.