Fiat Uno 1.0 8V Fire – Mal cheiro no catalisador

Fiat Uno 1.0 8V Fire – Mal cheiro no catalisador

Marca: Fiat
Modelo: Uno
Motor: 1.0 8V Fire
Ano: 2005
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção Magneti Marelli IAW-4AF
Problema: Mal cheiro no catalisador.
Retorno do Scanner: Falha na sonda lambda.


Histórico/Causa do Problema:
O veículo expelia forte odor pelo escape após sair da revisão. A princípio, como havia feito limpeza química nos bicos injetores suspeitamos de contaminação do catalisador pelo solvente de limpeza utilizado.
A luz de injeção não acendia, mas na análise com o scanner acusava falha na sonda lambda.
Ao testarmos o chicote da sonda concluímos que não chegava positivo na resistência de aquecimento pois estava “faltando” o fusível F32, possivelmente removido durante a última revisão.
Na falta do fusível F32 deixa também de ser alimentada a eletroválvula de purga do canister que passa a ficar “encharcado”, porém, o que causa o mal cheiro é o fato da sonda lâmbda deixar de trabalhar corretamente.
Colocamos o fusível faltante (15A) e voltaram a funcionar a sonda lambda e a eletrovávula de purga do canister, desaparecendo o mal cheiro.

Solução: Colocação do fusível F32 de 15A faltante.

 



Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.