Fiat Palio 1.6 16V – Veículo Não Funciona Intermitente

Fiat Palio 1.6 16V – Veículo Não Funciona Intermitente

Marca: Fiat
Modelo: Palio
Motor: 1.6 16V
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção eletrônica Magneti Marelli IAW 1AB


Problema: Veículo ora funciona, ora não.
Retorno do scanner: Nenhuma falha registrada.
Histórico do Problema:
Luz espia da injeção eletrônica não acendia no painel quando o defeito ocorria.
O sistema de ignição não centelhava durante a ocorrência do defeito.
Ao testar o sensor de rotação utilizando um voltímetro na função tensão alternada (VAC), o mesmo emitia sinal, porém, ao se fazer um teste de continuidade entre os pinos do conector do chicote do sensor de rotação, verificou-se um curto entre o pino de sinal (ligado ao pino 49 no módulo de injeção) e o pino da malha de proteção contra campos magnéticos (aterrado à carcaça do módulo).
Removido o componente, constatou-se que o mesmo estava com o chicote esmagado na parte próxima ao sensor.

Solução: Substituição do sensor de rotação.
Esclarecimentos adicionais: Em alguns testes com multímetro, o sensor (indutivo) pode emitir sinal de valor qualquer, mas o teste ideal para se verificar a qualidade do sinal, ou seja, possíveis deformações na onda senoidal gerada pelo sensor deve ser feito com um osciloscópio.

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.