Marca: Fiat
Modelo: Palio 1.0
Ano: 2006
Combustível: Flex
Sistema: Injeção Magneti Marelli IAW 4SF
Problema: Tempo de injeção (TI) muito alto. Odor forte no catalisador.
Retorno do Scanner: Falha na sonda lambda.
Histórico/Causa do Problema:
Após dar partida a luz da injeção acendia.
O sinal de tensão da sonda lambda ficava oscilando em torno de 0 (zero) volts.
O tempo de injeção ia subindo progressivamente após a partida e um odor forte era percebido nos gases de escape indicando mistura excessivamente rica.
O defeito ocorreu após o câmbio ter sido removido para reparos.
A resistência de aquecimento da sonda estava sendo alimentada normalmente, havia positivo no pino 4 (que vem do relé principal) e também negativo pulsante no pino 3. (vem do módulo da injeção através do pino 41).
Ao checar com o multímetro o sinal de tensão que saía da sonda, foi constatado que era o mesmo indicado no teste com o scanner, o que poderia indicar uma falha na sonda realmente.
Substituída a sonda o defeito persistiu.
Ao testar continuidade do chicote entre pino 2 no conector da sonda e pino 11 do módulo (fio verde) foi detectado uma descontinuidade nesse fio, ao abrir o chicote o fio estava “partido”.
A ruptura do fio provavelmente foi causada durante a reparação do câmbio.
Solução: Reparo do chicote da sonda – fio verde.
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