Fiat Palio 1.0 – Tempo de injeção (TI) muito alto. Odor forte no catalisador

Fiat Palio 1.0 – Tempo de injeção (TI) muito alto. Odor forte no catalisador

Marca: Fiat
Modelo: Palio 1.0
Ano: 2006
Combustível: Flex
Sistema: Injeção Magneti Marelli IAW 4SF
Problema: Tempo de injeção (TI) muito alto. Odor forte no catalisador.
Retorno do Scanner: Falha na sonda lambda.


Histórico/Causa do Problema:
Após dar partida a luz da injeção acendia.
O sinal de tensão da sonda lambda ficava oscilando em torno de 0 (zero) volts.
O tempo de injeção ia subindo progressivamente após a partida e um odor forte era percebido nos gases de escape indicando mistura excessivamente rica.
O defeito ocorreu após o câmbio ter sido removido para reparos.
A resistência de aquecimento da sonda estava sendo alimentada normalmente, havia positivo no pino 4 (que vem do relé principal) e também negativo pulsante no pino 3. (vem do módulo da injeção através do pino 41).
Ao checar com o multímetro o sinal de tensão que saía da sonda, foi constatado que era o mesmo indicado no teste com o scanner, o que poderia indicar uma falha na sonda realmente.
Substituída a sonda o defeito persistiu.
Ao testar continuidade do chicote entre pino 2 no conector da sonda e pino 11 do módulo (fio verde) foi detectado uma descontinuidade nesse fio, ao abrir o chicote o fio estava “partido”.
A ruptura do fio provavelmente foi causada durante a reparação do câmbio.

Solução: Reparo do chicote da sonda – fio verde.

 



Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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