Conserto do sistema de Air Bag

Conserto do sistema de Air Bag

Conserto do sistema de Air Bag

   Neste post, vou tentar explica da forma mais simples que for possível, os métodos de reparo, teste e diagnóstico para sistemas de Air Bag ou SRS (sistema de Retenção Suplementar). Estes métodos se aplicam em todos os modelos e marcas, e podem ser usados para facilitar o diagnóstico.

Vou dividir em categorias para facilitar a compreensão. Também ilustrarei com imagens de alguns modelos de componentes, mas no geral, você verá que o princípio é o mesmo!


 

Ferramentas e equipamentos 

   A manutenção dos sistemas de Air Bag, exigem algumas ferramentas e equipamentos que são indispensáveis para o correto manuseio e diagnóstico. Tentar “encurtar” o caminho, ou mesmo “inventar” procedimentos, pode acarretar em danos ao sistema e até mesmo ferimentos graves em casos de disparos acidentais!

1Multímetro; – Sempre use um multímetro de boa qualidade! As medições devem sem tão precisas quanto possível! Na minha opinião, é a ferramenta mais importante dentro de uma oficina! O domínio do uso desse equipamento é primordial e indispensável!


2Década Resistiva; Para muitos, esta é uma novidade, mas para aqueles que são familiarizados com eletrônica, este é um parceiro na bancada do laboratório! A década resistiva tem a função de simular resistências. Os sistemas de Air Bag, usam os valores de resistência como base para o módulo calcular o estado do sistema e identificar avarias.

 Conhecer a lei de Ohm é o básico da eletrônica e também é um atributo prévio para se manipular sistemas de Air Bag.


3Manual de Serviço ou software automotivo; Hoje em dia é indispensável para o reparador, a aquisição de informação, que geralmente vem através de softwares automotivos.  Estes softwares contém informações técnicas sobre determinado sistema e dispõem de informações como parâmetros de medição, procedimentos de montagem e desmontagem, ajustes, testes, etc.

Entre os informativos, o mais completo é o manual de serviço. Os manuais de serviço são fornecidos pelo fabricante do veículo em questão e fornecem TODAS as informações sobre aquele sistema em específico!

   Para realizar os testes do sistema de Air Bag, é necessário ter em mãos os parâmetros de medidas dos circuitos e também do diagrama elétrico, que mostra a disposição da cablagem, “PIN IN” e “PIN OUT”, que é  a função de cada terminal do módulo, onde ele é ligado e suas derivações. Lembrando que você deve ser familiarizado com a leitura de diagramas…


4Equipamento de diagnóstico;  O equipamento de diagnóstico automotivo ou scanner é outra ferramenta indispensável para a realização do diagnóstico e programações! Exitem várias marcas e modelos de scanners automotivos, sendo a maioria multimarcas, uns melhores que outros. A maioria dos reparadores tendem a trabalhar com equipamentos multimarcas, e o motivo principal é o custo! Deixo bem claro que não há comparação em se trabalhar com equipamentos OEM**. A questão é que infelizmente, nosso país não tem infra estrutura, nem uma política sensata! A consequência é que todos os equipamentos de diagnóstico e manuais são desenvolvidos fora do país, e com o preço do dólar e os impostos de importação, torna a aquisição destes uma impossibilidade para a maior parte dos reparadores. 

**Original Equipment Manufacturer (OEM), em português fabricante do equipamento original, é um termo usado quando uma empresa faz uma parte ou subsistema que é utilizado no produto final de outra empresa.

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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