Como Funciona? – Trava Vácuo – Audi

Como Funciona? – Trava Vácuo – Audi

Central de travamento e Conforto Audi – Bomba Vácuo

Número da peça: 8L0 862 257 G / 8L0 862 257

Identificação do fabricante: 93 059 193 / VDO

Número da placa: I009 030900 “G” – ALR9679 


   A central de travamento e conforto da Audi A3 / A4 / S3 / S4 com carroceria B5, consiste em um sistema de 3 partes que trabalham em conjunto para controlar algumas funções do sistema de segurança e conforto.

 


 

Vamos entender a central de travamento da Audi, dividindo em 3 partes:

1 Módulo de conforto (placa): O módulo de conforto consiste em um circuito eletrônico programado para controlar e realizar diversas funções. Este circuito trabalha com integração ao sistema de rede do carro (CAN) que se comunicam e compartilham informações. 

 

 


Entendendo estas funções:

– Alarme: O sistema de segurança, assim como o monitoramento interno (sistema de ultra-som) e externo (micro chave de estado de porta), são monitorados e controlados pelo módulo de conforto. Este sistema bloqueia o sistema de áudio, a partida do motor (motor de arranque), e indica violações através de alertas visuais (setas) e sonoro (buzina). Alguns modelos possuem lâminas resistivas no vidro, que se quebrados, interrompem o circuito e disparam o alarme.

– Receptor de frequência: O receptor é uma antena com um circuito integrado ligado ao módulo de conforto, e é responsável pela recepção da frequência de comandos emitidos pelo transmissor (telecomando). Sua principal função é identificar a frequência correta para cada função solicitada pelo transmissor.  

– Receptor de sinais: O receptor de sinais, é uma das funções do controlador TheSys de 68 terminais instalado na placa. Sua função é identificar os sinais enviado por todo o sistema para que a central “saiba” como proceder de acordo com estes sinais.

Vou citar alguns destes sinais:

   Os interruptores das portas enviam sinais indicando se as portas, capô ou porta malas, encontram-se fechado ou aberto;

   A micro chave da ignição, indica se a chave encontra-se no contato da ignição;

   O sensor de impacto (sistema de Air Bag) identifica colisões;

   O sensor inerciál, indica se o carro esta sendo guinchado. Este é interessante, porque mesmo com o alarme ligado, se a inclinação for superior a 45º o alarme não dispara!

   Não vou citar todos para não ficar muito chato….

– Emissor de sinais: O emissor de sinais também é integrado a um controlador, e sua função principal é controlar o acionamento elétrico de todos os componentes ligados à central de travamento Audi.

2Compressor das travas: O compressor das travas tem a função de gerar pressão positiva ou negativa (vácuo) para o sistema de travas. Todas as fechaduras, até mesmo do compartimento de abastecimento, são equipadas com atuadores que possuem diafragmas, e são acionados por pressão ou vácuo. O compressor gera pressão e vácuo revertendo a polaridade no motor elétrico que inverte o sentido da rotação. O cabeçote de grafite é responsável por transformar o movimento de rotação em pressão, e trabalha com uma precisão incrível! Sua vedação é feita por ATRITO, o que significa que seus componentes são montados em um alinhamento perfeito! Veja o vídeo:

 

 


3Regulador eletrônico de pressão: O regulador eletrônico de pressão tem a função de controlar a pressão e o local onde essa pressão é enviada. Para facilitar, ele controla a função do controle: 1 toque do controle para abrir, abre só a porta do motorista e portinhola do tanque e 2 toques, abre todas as portas.

   Ele também executa a função do timer. O timer, é o tempo necessário que o compressor precisa ficar ligado para abrir ou fechar as portas. Esta função é MUITO IMPORTANTE, porque, como disse antes, o compressor trabalha com atrito, o que gera grande quantidade de calor. Se o acionamento for demasiadamente longo, com certeza, algo vai queimar…

 

 

 

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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