Classe A 160 e 190 – Consumo excessivo e baixa potência do motor

Classe A 160 e 190 – Consumo excessivo e baixa potência do motor

Problema: Consumo excessivo e baixa potência do motor. Com o ar condicionado ligado, a perda de potência era mais evidente.

 

Causa: Carbonização do Corpo eletrônico de borboleta (TBI), e sensor de fluxo de ar.

 

A carbonização acontece porque os gases dos cárter do motor tendem a condensar no corpo de borboleta pela diferença de temperatura. Essa incrustação acaba por prejudicar o acionamento motorizado da borboleta provocando uma pequena diferença entre as pistas do sensor de posição da borboleta.

Solução: Limpeza do corpo eletrônico de borboleta e do sensor de fluxo de ar. Para uma limpeza eficiente, é necessário a remoção do corpo de borboleta pois a maior parte da carbonização acontece na parte interior.

Já o sensor de fluxo de ar, requer maiores cuidados, por se tratar de um componente extremamente delicado, e é embutido na ECU. Remova o módulo de injeção eletrônica (ECU), e use álcool isopropílico para limpeza. Com a ajuda de um pincel bem macio, limpe o sensor com muito cuidado. Após a limpeza com o álcool isopropílico, use limpa contato para remover o álcool. NÃO USE AR COMPRIMIDO!!!!!

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.