Ao dar a partida com o pedal do acelerador acionado, o motor se mantém funcionando de forma completamente irregular, e ao tentar sair, o motor volta a apagar.
Com o scanner, é apresentada a falha do “sensor de fase do comando”, e mesmo com a substituição e o teste do circuito, a falha permanece sem alteração.
Essa falha é causada por 2 possíveis problemas:
1º- Sincronismo da correia de distribuição (correia dentada)
Apenas 1 dente fora, já é o suficiente para causar falhas de sincronismo entre o sensor de fase do comando e o sensor de rotação. Poe isso, é de extrema importância, o uso de ferramentas de fasagem adequadas, para garantir a exata instalação da correia de distribuição.
CV – Comando de Válvulas, BD– Bomba D’agua, T– Rolamento tensor, AM– Virabrequim
2º- Rolamento tensor da correia de distribuição.
O tensor da correia de distribuição possui uma mola de tensão. Essa mola de tensão é fixada ao tensionador através de uma bucha de nylon. Com o tempo e as mudanças de temperatura do motor a bucha se quebra, provocando um aumento da folga da correia de distribuição. Vale lembrar que a bucha que segura a mola do tensor mantém a correia esticada, evitando que ela vibre excessivamente. O mero desgaste dessa bucha faz com que o tensor perca sua tensão de trabalho fazendo que a engrenagem do comando oscile de forma brusca. Fique atento, pois a bucha não é vendida junto com o tensor novo!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.