Falha: Câmbio não engata, ou engata somente a marcha ré.
O problema é causado pela quebra do encaixe do eixo de comando do câmbio, e deixa de fazer o movimento de rotação. Veja abaixo como funciona.
O eixo de comando do câmbio possui como função fazer a interface entre o grupo eletro-hidráulico e o câmbio. Transfere o movimento dos cilindros hidráulicos para o conjunto trambulador.
Essa peça possui dois movimentos básicos:
– Translação (movimento vertical), responsável por posicionar a haste de comando junto ao garfo desejado (movimento de seleção).
– Rotação, responsável por mover os garfos de engate, os quais efetivamente farão o engate das marchas desejadas (movimento de engate).
Possui a função de:
• Posicionar o grupo das eletroválvulas sobre a caixa de câmbio
• Posicionar o eixo de comando do câmbio em relação ao grupo de eletroválvulas
• Vedar o câmbio contra entrada de poeira, água e saída de óleo
• Permitir alívio de pressão de gases dentro do câmbio
ATENÇÃO!
Não esqueça de clicar nos nossos anunciantes para nos ajudar a manter o site a continuar fazer novas publicações de dicas e procedimentos!
Agradecemos pela visita!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.