SINTOMAS: Ao rodar com o carro, o câmbio desengata, e nota se que o indicado “D” no painel se apaga. Em questão de segundos, o sistema volta a operar e engata novamente. Óleo de transmissão havia sido trocado 2 vezes em 25.000Km e a avaliação com o scanner não indicava falhas.
AVALIAÇÃO: Foi testado a alimentação da ECU da transmissão, linha de comunicação (CAN), sistema de carga, teste de continuidade da cablagem.
No teste de rodagem, com scanner ligado, nota se que quando a avaria se apresenta, o scanner perde a comunicação!
SOLUÇÃO: Após verificar o sistema elétrico da transmissão e não encontrar avarias, verificamos o sistema de injeção eletrônica. No sistema de injeção eletrônica, verificamos a falha do sensor de rotação (Não Presente), e ao analisar o sistema elétrico, notou-se uma pequena avaria no chicote, bem próximo ao conector!
Substituído o chicote e o conector, a falha da transmissão desapareceu!
COMENTÁRIO: Como nunca havia visto este problema, cheguei a conclusão que o módulo de transmissão desligava por “achar” que o motor estava parado, o que provocava o desengate da marcha. De qualquer forma, provoquei o mesmo problema posteriormente e confirmei que a falha de fato era causada pelo sensor de rotação.
ATENÇÃO!
Não esqueça de clicar nos nossos anunciantes para nos ajudar a manter o site a continuar fazer novas publicações de dicas e procedimentos!
Agradecemos pela visita!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.