Boletim de falhas Astra (recomendações do fabricante)

Boletim de falhas Astra (recomendações do fabricante)

Injeção Eletrônica

Código de Falha – P0105 (MAP) ; P1700 e P1845

Prováveis Causas

1 – Melhoria na produção do ECM após VIN 5B110802  para veículos com T.A

Solução Vcl’s anteriores ao BP, efetuar pedidos de ECM Pn.: 93.384.145 ( IT 036GA/04 )

2 – Melhoria na produção do ECM após VIN 5B108496  para veículos sem T.A

Solução Vcl’s anteriores ao BP, efetuar pedidos de ECM Pn.: 93.383.101

 

Código de Falha – P0130 e P0135 (Sensor de O2)

Prováveis Causas

1 – Uma das possibilidades de aparecer estes DTC’s pode ser devido a pequenos “contra golpes” na partida do motor, quando o Cliente gira a chave de ignição de forma curta e rápida.

Solução > Aplicar a verificação da Dica de Serviço 029/04 (Para veículo com t/a e antes do BP, verificar chicotes, trocar a ECM (*))

2 – Existe uma válvual (PCV) interna à mangueira de recirculação de gases não visual que pode estar trabalhando aberta no momento de trabalho do motor. (Esta falha gera apenas o P0130)

Solução > Detectamos esta falha e percebemos através do TECH2 em LISTAR DADOS que a Pressão do MAP estará trabalhando próximo a 100kPa ( Valor Teórico = 35… 60 kPA )

3 – Pode haver a possibilidade de encontrarmos oxidação no conector do Chicote de Injeção ( 24vias ) localizado no lado esquerdo do Motor próximo ao ECM

 

 

Código de Falha – P0505 (IACV)

Prováveis Causas

1 – Desgaste do IACV por excesso de vibração, fato principalmente encontrado em vcl’s GNP

Solução > Troca do IACV, ação não coberta em garantia

2 – Em alguns casos foram encontrados os relés de alimentação (roxo) principal do ECM “magnetizado”

Solução > Troca do relé de injeção (K18)

3 – Em alguns casos onde a falha na tela do Tech2 condizia com: Bloqueio do Controle de Ar da Marcha Lenta

Solução > Troca do ECM ( VSE 044/04 ).

 

Código de Falha – P0560 e P1600

Provável Causa

1 –  Possivelmente o ECM sofreu falta de energinação da Bateria

Solução > Aplicar a Dica de Serviço VSE 079/04

 

 

Elétrica

Ruído interno ao compressor do A/C – tipovibrando

Prováveis Causas

1 – Carga de gás abaixo das especificações técnicas ou obstrução por “sujidades” na linha do A/C

Solução > Aplicar a Dica 049/03 , verificar a quantidade de gás R134A, abaixar 50g caso o valor obtido for de 700g … caso persista trocar a polia do alternador conforme Dica 004/02 para teste. (Voltou a vazar gás e óleo pelo o-ring da conexão abaixo do filtro de ar)

 

Disparo do Alarme expontâneo – Sensor de Ultrasom & Codigo de disparo 5

1 – Para os casos onde houve a instalação de banco de couro não original GMB

2 – Para os casos onde dispara sem haver instalado banco de couro MY 2004 e MY2005

3 – Para os casos de banco de couro originais instalados ( Ex.: Modelo 2005 Elite ou opcional GSi )

Solução > Enviar um HELP para o GSC efetuar uma nova Calibração do ECU. Este plano de ação deve ficar assim estabelecido até que sai a Versão 13.514 do Tech2 já em desenvolvimento ( previsão para o mês de novembro )

Disparo do Alarme expontâneo – Sensor de Quebra de VIdro & Codigo de disparo 7

Prováveis causas

1 – Para os casos de veículos modelo 2005 Flexpower

Solução > Verificar os conectores e o chicote do Módulo ECU… persistiu efetuado a troca do ECU

 

Funcionamento da Luz de aviso de troca de marchas ( Modelo 2005 FlexpowerSem TA )

Solução > Verificar a Dica de Serviço 021/04, funcionamento do sistema só ocorre entre 1º à 4º marchas engatadas, em condição estável do pedal do acelerador entre faixas de 2000 à 4000Rpm e no intervalo de velocidade próximas as faixas de 40 à 130Km/h.

 

FarolEntrada de água / embaçamento

Prováveis causas

1 – Casos de veículos onde na etiqueta da peça constar o Lote da ARTEB anterior ao nº  LT030527

Solução > Verificar os respiros quanto a presença de cola, caso Ok!. Efetuar a substituição

2 – Casos de veículos onde na etiqueta da peça constar o Lote da ARTEB posterior ao nº  LT030527

Solução > Retrabalhar as saídas dos respiros acoplando uma mangueira (+/- 10cm), sentido a região dos para-lamas do veículo.

 

 

TRANSMISSÃO F17 PLUS

Dificuldade de engate de Marcha à ; Engate de 1º onde entra a 3º Marcha

Prováveis Causas

1 – Aumento do esforço e curso á seleção de marcha devido à atuação do sincronizador de 5º Marcha que freia o conjunto do eixo principal

Solução > Aplicar o Boletim de Serviço – IT 024G/04

 

Trepidação da alavanca em saídas após engate de Marcha à

Solução > Utilizar o conjunto sincronizador Pn.: 93.382.786, pela modificação feita a espessura da luva onde interferia com o movimento do eixo da Ré ( Segundo Leonardo Lazarini sairá um Boletim IT )

 

Cliente reclama de sintomas de patinação e/ou  forte odor

Prováveis causas

1 – Houve mudança no material de atrito do disco ( ação ecológica ) propiciando a exalar um forte odor reclamado pelo cliente.

Solução > Para os casos de odor não há ação , sobre ação de patinação ver o Fluxograma do IT026/02

 

MarchaArranha ou com dificuldade no engate&desengate.

Prováveis Causas

1 – Em nossos registros, todos veículos apresentavam baixa Km e nestes volumes foram encontrados danos devido a um mau assentamento ou escape do anel trava do sincronizado de 5º Marcha.

Solução > Efetuado a abertura da Caixa de Marchas F17Plus para uma análise do Conj. De 5º Marcha.

 

Objeto estranho dificultando o engate de marchas em geral

Prováveis Causas

1 – Material proveniente do Disco de embreagem

Solução > Troca do Disco Pn.: 93.258.241, onde houve um alívio na rebitagem do amortecedor desse disco, a fim de ganhar alguns décimos de liberdade na movimentação interna dos componentes.

 

 

TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

Código de Falha – P1895

Prováveis Causas

1 – Normalmente este DTC só se apresenta por consequência as falhas em Motor ( DTC P105 ; P1700 ; P0135 ) quando vcl não traciona, perde desempenho ou entra em modo emergência.

Solução > Aplicar as verificações de diagnósticos sobre os outros DTC’S

 

MOTOR

Ruído na Correia de Acessórios ( Modelo 2005 Flexpower )

Prováveis Causas

1 – Verificar possível desalinhamento do conjunto de polias do sistema de funcionamento da correia de acessórios

Solução > Substituída a correia pela correia 93.302627

 

 

SUSPENSÃO&DIREÇÃO&FREIO

Ressonância (tipo de vibração) no freio traseiro a Tambor entre 100 à 120Km/h

Prováveis Causas

1 – Verificar possível contato lateral das sapatas no prato do Tambor ou mau assentamento no ctto de atrito das mesmas

Solução > Retrabalho na posição das sapatas de freio com um melhor assentamento

2 – Melhoria no processo de fabricação ( usinagem ) dos Tambores traseiros

Solução > Realizar a troca dos tambores de freio pelo Pn. KPA 00091

 

Ao freiar o veículo a rotação do Motor ficava instável e freio ficabaixo

Solução > Substituição do Tubo de vácuo e a “borracha/gromet” que estava permitindo o vazamento

 

Pneu ARO 16” (Pirelli) – Vibração em faixas de rodagem a 110Km/h

Prováveis Causas

1 – Verificar falta de balanceamento do conjunto roda+pneu e verificar deformação do aro

Solução> Pegar laudo do posto autorizado – ver DOT antes ao nº 4702

 

 

CARROÇARIA INTERNO&EXTERNO

Ruído nos Limitadores das portas dos modelos 4 e/ou 5p traseiros

Prováveis Causas

1 – Verificar possível fata de lubrifacação ou contaminação por poeira

Solução > Liberado o Limitador Traseiro importado das portas Pn. 24.430.407

 

Ruídotipo rangido e estalo” no banco do motorista

Prováveis Causas

1 – A partir da série VIN 4B120119, os veículos forma montados com melhorias no regulador de altura

Solução > Em casos anteriores, deve-se aplicar o Draft enviado pela Engenharia ( Marcelo Nonnato )

Solução > Em casos posteriores com reclamação do CL o CAT está tomando ação de Troca do regulador de altura

 

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Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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