BMW 3 Series (E46) – 1999 à 2005

BMW 3 Series (E46) – 1999 à 2005

Tamanho: 31.67Mb

Formato: PDF

Idioma: Inglês


Índice

Manual de Serviço – BMW 3 Series – Sistemas eletro-eletrônicos da carroceria

   O manual de serviço dos sistemas eletro-eletrônicos BMW 3 Series, fornece as informações descritas na lista abaixo:

 GENERAL DATA AND MAINTENANCE;

Esta seção cobre informações gerais sobre o veículo , bem como os cronogramas de manutenção e procedimentos de manutenção recomendados para executar trabalhos de manutenção programados da BMW . A maior parte das secções principais começa com um grupo de reparação geral. Esses grupos são em sua maioria de natureza descritiva, abrangendo tópicos como teoria de operação e solução de problemas. O restante dos grupos de reparação contém as informações de serviço e de reparação. As duas últimas seções principais contém esquemas detalhados de fiação elétrica e códigos de ferramenta de varredura. Uma lista mestra dos grupos de reparo individuais pode ser encontrada na capa interna. Um índice abrangente pode ser encontrado na parte de trás do manual.
 ENGINE;

Esta seção cobre descrições de sistema e informações gerais sobre motores e sistemas de gerenciamento de motores. Também é abordada a solução básica de problemas do motor. Para reparos específicos, consulte o grupo de reparo apropriado:

  • Remoção e instalação do motor
  • Remoção e instalação da cabeça do cilindro
  • Cabeça do cilindro e trem de válvulas
  • Correntes de distribuição do eixo de comando
  • Sistema de lubrificação
  • Sistema de ignição
  • Injeção de combustível
  • Radiador e sistema de resfriamento Motor

 TRANSMISSION;

Esta seção cobre os reparos relacionados à embreagem, transmissões manuais e automáticas, articulações de mudança, eixos de transmissão e caixa de transferência (somente veículos com tração nas rodas). Para reparos relacionados a eixos motores e diferenciais de transmissão final dianteira e traseira, consulte Eixo dianteiro Final Drive e Eixo traseiro Final Drive.

Devido a diferentes características de potência e requisitos de desempenho, três diferentes transmissões manuais são usadas nos modelos cobertos por este manual. As aplicações de transmissão manual são apresentadas na Tabela a. Aplicações de transmissão manual.

São utilizadas duas transmissões automáticas diferentes, dependendo do modelo e ano do modelo e / ou data de produção. Todas as transmissões automáticas são controladas eletro- hidráulicamente com cinco velocidades para a frente. As aplicações de transmissão automática são apresentadas na Tabela. Para obter informações sobre a reparação da transmissão automática, consulte os códigos de identificação para transmissões automáticas estão localizados em etiquetas de ID metálicas montadas no corpo da transmissão.
– SUSPENSION, STEERING AND BRAKES;

Esta secção abrange informações gerais sobre a suspensão dianteira e traseira, o sistema de direção e os sistemas eletrónicos de controlo de travagem e estabilidade.
– BODY / BODY EQUIPMENT;

Esta seção cobre descrições de sistema e informações gerais para os grupos de reparo encontrados nas variações da carroceria (E46). Os estilos de corpo de carros E46 cobertos por este manual são o Sedan de 4 portas, 4-porta Sport Wagon, 2-porta Coupe e 2-porta Conversível. As dimensões do corpo variam ligeiramente entre os modelos. As dimensões são dadas em polegadas.
– ELECTRICAL SYSTEM / EQUIPMENT AND ACCESSORIES / ELECTRICAL WIRING DIAGRAMS;

Os carros E46 são eletricamente complexos. Muitos sistemas e subsistemas de veículos estão interligados ou integrados. Além disso, os requisitos da segunda geração On-Board Diagnostics (OBD II) são tais que existem agora muitos mais circuitos e fios no veículo do que nunca. Os componentes devem trocar grandes volumes de dados entre si para realizar suas diversas funções. O uso de linhas de dados dedicadas para cada link no sistema atingiu os limites de suas capacidades. Por um lado, cabos elétricos agora devem ser tão complexos que se tornam incontroláveis. Além disso, o número finito de pinos em conectores convencionais torna-se um fator limitante no desenvolvimento do módulo de controle eletrônico. A solução foi encontrada no uso de sistemas especializados de barramento serial compatíveis com veículos.

 

OBD ON BOARD DIAGNOSTICS;

OBD II é um acrônimo para On-Board Diagnostics II, a segunda geração de on-board auto-diagnóstico equipamentos requisitos. Essas normas foram originalmente obrigatórias para os veículos da Califórnia. Desde 1996, eles foram aplicados a todos os veículos de passageiros vendidos nos Estados Unidos. Os recursos de diagnóstico a bordo são incorporados no hardware e no software do módulo de controle do motor (ECM) para monitorar praticamente todos os componentes que podem afetar as emissões dos veículos. Cada componente que influencia as emissões é verificado por uma rotina de diagnóstico para verificar se está funcionando adequadamente. Se um problema ou mau funcionamento for detectado, o sistema OBD II ilumina uma luz de aviso no painel de instrumentos para alertar o condutor. Esta luz indicadora de mau funcionamento (MIL) exibirá a frase “Check Engine” ou “Service Engine Soon”. O sistema OBD II também armazena informações importantes sobre o mau funcionamento detectado para que um técnico de reparo possa encontrar com precisão e corrigir o problema.


 

https://loja.webautomotivo.com.br/produto/seja-um-associado/

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.