Marca: Alfa Romeo
Modelo: 145
Motor: 2.0 Twin Spark
Ano: 1997
Combustível: Gasolina
Sistema: Injeção Bosch MP 2.10.3/4
Problema: Motor sem desempenho
Histórico/Causa do Problema:
Em rotações mais baixas o comportamento era normal, porém em rotações elevadas o motor deixou de apresentar o mesmo desempenho.
Com voltímetro, verificou-se que a eletroválvula do variador de fase não recebia sinal de comando do relé.
A condição ideal para esse teste se dá com o motor com carga em rotações acima de 3500 rpm.
Testado o relé de comando da eletroválvula do variador de fase, verificou-se que o mesmo não estava atuando, substituído o relê, o defeito foi sanado.
Outras Informações:
O variador de fase promove o adiantamento do comando de válvulas (no caso, comando das válvulas de admissão) em até 25º promovendo o melhor enchimento dos cilindros, aproveitando a maior velocidade dos gases durante a admissão em regimes mais elevados de rotação do motor. Existem sistemas que alteram também a posição do comando das válvulas de escape.
Exemplo de veículos que utilizam variador de fase:
Marea, Corolla, Gol Turbo etc…
Solução: Substituição do relé de comando da eletroválvula do variador de fase.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.