Sensor de estado da chave

Sensor de estado da chave

   Esse é um assunto que gera muitas dúvidas para os amigos do site, então resolvi escrever este post, à respeito do sensor de estado da chave!

   Para começar, vamos entender qual é a função deste sensor. O sensor de estado da chave fica integrado junto ao comutador da ignição, e tem por função, identificar se a chave esta inserida ou não no tambor da ignição.

   Veja nessa foto, que o circulo marca o encaixe entre o tambor e o comutador. Dentro deste encaixe, existe uma micro chave! É uma micro chave tipo “push”, e acionada ao se empurrar o acionador. Toda vez que esta micro chave é acionada, ela emite um sinal, geralmente positivo, para os módulos que necessitam deste sinal (veremos mais tarde).

    Na foto acima, o circulo indica onde o tambor faz contato com o sensor de estado da chave. Quando você insere a chave na ignição, essa haste é empurrada para frente, e o pino aperta o acionador do sensor de estado de chave, assim como, quando você retira a chave, a haste volta e solta o contato do sensor.

   Nessa foto, vemos outro tipo de mecanismo de acionamento do sensor. O mecanismo é diferente, mas a função é a mesma! Quando a chave empurra o pino, o mesmo aciona o contato do sensor.


Funções do sensor de estado da chave

   Agora sabemos como funciona o sensor de estado da chave, mas para que serve? Se você leu este post até aqui, é provável que esta com dificuldade para programar o controle remoto da chave, ou o travamento das portas por velocidade parou de funcionar, ou o alarme não liga mais, etc…

Até aqui, você já tem noção da função deste sensor, não é mesmo?

O sensor de estado da chave é usado por diversos sistemas, que são:

  • Alarme;

   O sistema de alarme utiliza o sinal deste sensor para identificar se a chave esta no contato. Quando a chave está inserida na ignição, o sistema de alarme bloqueia o acionamento do alarme, para evitar assim, o acionamento acidental. Também é usado para o procedimento de sincronização do controle remoto.

  • Imobilizador;

   O sistema de imobilizador trabalha junto com o sistema de alarme, e tem a função de identificar se a chave inserida na ignição é válida, o que é feito através da leitura da etiqueta do transponder.

  • Sistema de travas;

   Em alguns modelos, o sistema de travas das portas utiliza este sinal para além de bloquear o sistema de alarme, ativar o travamento por velocidade! Esse sistema trava as portas automaticamente quando o veículo ultrapassa a velocidade de 20KM/H.

  • Sistemas de conforto;

   Quando o veículo é equipado com uma central de conforto, o sistema de travas, alarme e travamento de velocidade é integrado! A função do sensor continua senso a mesma, com a diferença que toda operação é feita através da central de conforto.

 

 

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.