Neste post, vou tentar explicar passo a passo, de como fazer a substituição do relé do circuito do ABS da unidade de comando Kelsey Hayes (falha C0265), que equipa os veículos da GM, S-10 e Blazer.
Leia atentamente cada um dos passos, e realize o reparo apenas se você tem experiência ou habilidades em reparos eletrônicos.
1- Remova a unidade de ABS do veículo.
2- Remova os parafusos e conectores, como mostra a imagem abaixo;
3- Retire a tampa de alumínio que protege a placa da central. CUIDADO ao manusear a tampa para não danificar a placa. Use uma chave de fenda pequena e force somente as bordas! A placa fica bem próxima das extremidades.
4- Corte uma pequena janela na parte superior, para que seja possível remover o relé. Recorte com extremo cuidado, pois, a parte retirada deverá ser reposta e colada ao término do serviço!
5- Remova as soldas do relé e faça substituição por um novo. Após a substituição, refaça a solda.
6- Cole a tampa de alumínio e a tampa plástica. Remonte a unidade de ABS.
Freio ABS
O freio ABS ou travão ABS (acrônimo para a expressão alemã Antiblockier-Bremssystem, embora mais frequentemente traduzido para ingles: Anti-lock Breaking System) é um sistema de frenagem (travagem) que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole do veículo (permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia) e aproveita-se mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento). A derrapagem é uma das maiores causas ou agravantes de acidentes.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.