Esse caso foi um problema peculiar, mas que causa enormes problemas para os proprietários do Renault Clio 1.0 16V.
– Funciona tudo normalmente durante o período em que o motor está frio. O problema ocorre quando o motor está quente!
O acelerador é cortado, como se tivesse rompido um “cabo”. Ao desligar e ligar a chave, o problema some por alguns instantes, mas volta a acontecer.
– 18 e 74
Essa é a parte do diagnóstico onde tudo se complica! Para explicar, primeiro devo dizer que existem geralmente 2 tabelas de falha para a maior parte das marcas! Essa é uma informação que a maioria desconhece! Neste caso, (Renault), existe a tabela de protocolos OBD, que geralmente tem a letra “P” antes do código e a tabela de protocolo Renault, que não tem a letra “P” antes do protocolo.
Vou deixar como exemplo os códigos destas 2 falhas.
– P0018 Posição da cambota – Correlação da posição da árvore de cames – Banco 2 Sensor A
– P0074 Circuito do Sensor de Temperatura do Ar Ambiente Intermitente / Errático
Na tabela Renault fica assim:
– 18 Potenciômetro do Atuador da Borboleta – Pista 1-2
– 74 Aprendizado dos Batentes – Validação dos limites da borboleta
Neste exemplo fica bem claro qual a dificuldade! Se o técnico usar um scanner com banco de dados ODB, a letra “P” estará presente, e neste caso, a descrição do código de falha estará incorreto, fazendo com que o técnico erre no diagnóstico!
Com o uso do scanner Renault (Clip), a falha se apresenta sem a letra “P“, e a tabela da falha mostra exatamente a origem do problema!
A substituição do TBI (corpo eletrônico de borboleta) resolve o problema.
Aqui no site, deixo as 2 tabelas à disposição!
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