Renault Clio – Perca de aceleração

Renault Clio – Perca de aceleração

   Esse caso foi um problema peculiar, mas que causa enormes problemas para os proprietários do Renault Clio 1.0 16V. 

   Descrição do defeito:

– Funciona tudo normalmente durante o período em que o motor está frio. O problema ocorre quando o motor está quente!

  O acelerador é cortado, como se tivesse rompido um “cabo”. Ao desligar e ligar a chave, o problema some por alguns instantes, mas volta a acontecer.

   Código de falha apresentado:

18 e 74

   Descrição das falhas:

Essa é a parte do diagnóstico onde tudo se complica! Para explicar, primeiro devo dizer que existem geralmente 2 tabelas de falha para a maior parte das marcas! Essa é uma informação que a maioria desconhece! Neste caso, (Renault), existe a tabela de protocolos OBD, que geralmente tem a letra “P” antes do código e a tabela de protocolo Renault, que não tem a letra “P” antes do protocolo.

   Vou deixar como exemplo os códigos destas 2 falhas.

 

Na tabela OBD fica assim:

P0018 Posição da cambota – Correlação da posição da árvore de cames – Banco 2 Sensor A

– P0074 Circuito do Sensor de Temperatura do Ar Ambiente Intermitente / Errático

 

Na tabela Renault fica assim:

18 Potenciômetro do Atuador da Borboleta – Pista 1-2

 74 Aprendizado dos Batentes – Validação dos limites da borboleta

 


Neste exemplo fica bem claro qual a dificuldade! Se o técnico usar um scanner com banco de dados ODB, a letra “P” estará presente, e neste caso, a descrição do código de falha estará incorreto, fazendo com que o técnico erre no diagnóstico! 

Com o uso do scanner Renault (Clip), a falha se apresenta sem a letra “P“, e a tabela da falha mostra exatamente a origem do problema! 

  A substituição do TBI (corpo eletrônico de borboleta) resolve o problema.

Aqui no site, deixo as 2 tabelas à disposição!

 

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.