Chrysler Stratus – Falha no sensor de rotação ou fase

Chrysler Stratus – Falha no sensor de rotação ou fase

Chrysler Stratus – Falha no sensor de rotação ou fase

Chrysler Stratus – Falha no sensor de rotação ou fase

Motor gira mas não pega. Scanner acusa código de avaria no sensor de rotação, fase ou em ambos. As vezes a luz de injeção não acende.

Veículo com distribuidor, em que é possível extrair sinal de fase acoplado ao seu interior. 

É válido lembrar que antes de qualquer procedimento, é de suma importância realizar o teste das alimentações principais da ECU.  Quando medimos a tensão de alimentação no sensor de rotação (pinos B44 e B43) temos de medir também a tensão em torno de 8 volts e não 12 volts ,como acontece nas maiorias dos carros. A falta ou variação desta voltagem, indica problema na ECU.

   O mesmo teste aplica-se quando medimos o sensor de fase. Eles têm de apresentar a mesma alimentação do sensor de rotação, em torno de 8 volts entre os dois terminais. O retorno do sensor de rotação para o módulo dá-se pelo pino A32, e do sensor de fase, pelo pino A33.

   Nunca deve-se aplicar 12 volts nos fios destes sensores, com a penalidade de se queimar a ECU.

 


 

Veja o vídeo

 Outro defeito característico deste veículo apresenta-se no momento que viramos a chave de ignição e a luz do painel (check engine) não acende. Neste caso, procedemos da seguinte forma: medimos o aterramento do módulo nos pinos A10 ,B47 e B50.

   Em seguida, medimos a tensão no pino B46 onde teremos 12 volts contínuo. O próximo passo é medir a tensão no pino A20, onde encontraremos 12 volts quando virarmos a chave de ignição.

   Este módulo apresenta mais uma característica que é o controle da carga do alternador. As centrais de injeção com conector preto no módulo identifica que ele é sem code, e com conector cinza, é com code. Possui controle ventoinha alta e baixa, comandadas pelo módulo.

 

 

 

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.