Chrysler Stratus – Falha no sensor de rotação ou fase
Veículo com distribuidor, em que é possível extrair sinal de fase acoplado ao seu interior.
É válido lembrar que antes de qualquer procedimento, é de suma importância realizar o teste das alimentações principais da ECU. Quando medimos a tensão de alimentação no sensor de rotação (pinos B44 e B43) temos de medir também a tensão em torno de 8 volts e não 12 volts ,como acontece nas maiorias dos carros. A falta ou variação desta voltagem, indica problema na ECU.
O mesmo teste aplica-se quando medimos o sensor de fase. Eles têm de apresentar a mesma alimentação do sensor de rotação, em torno de 8 volts entre os dois terminais. O retorno do sensor de rotação para o módulo dá-se pelo pino A32, e do sensor de fase, pelo pino A33.
Nunca deve-se aplicar 12 volts nos fios destes sensores, com a penalidade de se queimar a ECU.
Veja o vídeo
Outro defeito característico deste veículo apresenta-se no momento que viramos a chave de ignição e a luz do painel (check engine) não acende. Neste caso, procedemos da seguinte forma: medimos o aterramento do módulo nos pinos A10 ,B47 e B50.
Em seguida, medimos a tensão no pino B46 onde teremos 12 volts contínuo. O próximo passo é medir a tensão no pino A20, onde encontraremos 12 volts quando virarmos a chave de ignição.
Este módulo apresenta mais uma característica que é o controle da carga do alternador. As centrais de injeção com conector preto no módulo identifica que ele é sem code, e com conector cinza, é com code. Possui controle ventoinha alta e baixa, comandadas pelo módulo.
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