Honda Fit 1.4 – Luz de Injeção Eletrônica Acesa

Honda Fit 1.4 – Luz de Injeção Eletrônica Acesa

Descrição: – Luz de injeção eletrônica acesa. Sem sintomas aparentes, nem relatado pelo cliente.

Análise: – Com o scanner automotivo, o código de falha apresentado foi: 

04-02 (P0336) – Falha no sensor CKP 1 – Fora de faixa / Performance

Análise técnica e Solução: – É de conhecimento geral que a falha no sensor CKP (sensor de rotação) provoca a parada imediata do motor, pois se trata de um componente primário para o sistema de gerenciamento do motor.

A falha apresentada é referênte à performance do sensor, o que indica interferência no seu funcionamento. Há 4 formas de se interferir no sinal desse sensor:

  • Limalha de metal na ponta magnetizada do sensor, e neste caso, basta uma limpeza;
  • Mal contato no conector, o que também pode ser resolvido facilmente;
  • Mal funcionamento do sensor, que ocasiona diversos sintomas nitidamente perceptíveis ao condutor;
  • Interferência eletromagnética, causado pelo sistema de ignição.

Neste caso, a interferência eletromagnética era a causa do problema.

Para analizar a causa do problema, você deve retirar TODAS as 8 velas e bobinas para fazer o teste de resistência.

Primeiro, avalie as velas de ignição, quanto ao estado, desgaste e especificações (numero e aplicação).

A análise das bobinas deve ser igualmente criteriosa. Primeiro, verifique a aplicação e o estado. Veja na foto abaixo que 1 das bobinas apresenta marcas de umidade na lateral.

Faça agora a desmontagem das bobinas. A bobina se divide em 3 partes como na foto abaixo.

Verifique a bobina, e veja se há marcas de oxidação severa. Veja que a 1ª e a 3ª bobina da foto abaixo encontra-se com o encaixe danificado (nas bordas). Isso é causado pela descarga de eletricidade de alta tensão. Veja que a 2ª bobina está oxidada, porém mantém a integridade, e basta uma limpeza para recupera-la!

 

Agora verifique os resistores. Note que a oxidação nos resistores é bem severa. É normal e pode ser resolvido com uma limpeza do resistor e da mola de contato. A resistência do resistor deve estar entre 1.200 à 1.800 KOhms. Lembrando que deve se limpar o resistor antes de testar….

 

A verificação do cabo é feita apenas para verificar a integridade (rachaduras, quebras, etc…) e também deve se fazer uma limpeza interna!

Após a limpeza das bobinas e troca daquelas que estavam danificadas, o sistema volta a operar normalmente.

Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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