Neste post, vou tentar explica da forma mais simples que for possível, os métodos de reparo, teste e diagnóstico para sistemas de Air Bag ou SRS (sistema de Retenção Suplementar). Estes métodos se aplicam em todos os modelos e marcas, e podem ser usados para facilitar o diagnóstico.
Vou dividir em categorias para facilitar a compreensão. Também ilustrarei com imagens de alguns modelos de componentes, mas no geral, você verá que o princípio é o mesmo!
Ferramentas e equipamentos
A manutenção dos sistemas de Air Bag, exigem algumas ferramentas e equipamentos que são indispensáveis para o correto manuseio e diagnóstico. Tentar “encurtar” o caminho, ou mesmo “inventar” procedimentos, pode acarretar em danos ao sistema e até mesmo ferimentos graves em casos de disparos acidentais!
1– Multímetro;– Sempre use um multímetro de boa qualidade! As medições devem sem tão precisas quanto possível! Na minha opinião, é a ferramenta mais importante dentro de uma oficina! O domínio do uso desse equipamento é primordial e indispensável!
2– Década Resistiva;Para muitos, esta é uma novidade, mas para aqueles que são familiarizados com eletrônica, este é um parceiro na bancada do laboratório!A década resistiva tem a função de simular resistências. Os sistemas de Air Bag, usam os valores de resistência como base para o módulo calcular o estado do sistema e identificar avarias.
Conhecer a lei de Ohm é o básico da eletrônica e também é um atributo prévio para se manipular sistemas de Air Bag.
3– Manual de Serviço ou software automotivo;Hoje em dia é indispensável para o reparador, a aquisição de informação, que geralmente vem através de softwares automotivos.Estes softwares contém informações técnicas sobre determinado sistema e dispõem de informações como parâmetros de medição, procedimentos de montagem e desmontagem, ajustes, testes, etc.
Entre os informativos, o mais completo é o manual de serviço. Os manuais de serviço são fornecidos pelo fabricante do veículo em questão e fornecem TODAS as informações sobre aquele sistema em específico!
Para realizar os testes do sistema de Air Bag, é necessário ter em mãos os parâmetros de medidas dos circuitos e também do diagrama elétrico, que mostra a disposição da cablagem, “PIN IN” e “PIN OUT”, que é a função de cada terminal do módulo, onde ele é ligado e suas derivações. Lembrando que você deve ser familiarizado com a leitura de diagramas…
4– Equipamento de diagnóstico;O equipamento de diagnóstico automotivo ou scanner é outra ferramenta indispensável para a realização do diagnóstico e programações! Exitem várias marcas e modelos de scanners automotivos, sendo a maioria multimarcas, uns melhores que outros. A maioria dos reparadores tendem a trabalhar com equipamentos multimarcas, e o motivo principal é o custo! Deixo bem claro que não há comparação em se trabalhar com equipamentos OEM**. A questão é que infelizmente, nosso país não tem infra estrutura, nem uma política sensata! A consequência é que todos os equipamentos de diagnóstico e manuais são desenvolvidos fora do país, e com o preço do dólar e os impostos de importação, torna a aquisição destes uma impossibilidade para a maior parte dos reparadores.
**Original Equipment Manufacturer (OEM), em português fabricante do equipamento original, é um termo usado quando uma empresa faz uma parte ou subsistema que é utilizado no produto final de outra empresa.
Jay
J. Massamy Taniguchi
Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas.
- Consultor técnico;
- Programador e responsável pelo centro de diagnóstico;
- Técnico em eletrônica automotiva;
- Técnico do laboratório de manutenção.
- Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.