Como Localizar Problemas na Trava Elétrica

Como Localizar Problemas na Trava Elétrica

Como Localizar Problemas na Trava Elétrica

Como Localizar Problemas na Trava Elétrica

Muitos de nós já passamos por essa dificuldade, e é motivo de muitas dúvidas. Há vários tipos de problemas que podem fazer a trava elétrica do seu carro parar de funcionar. Independente do tipo e modelo de carro, o diagnóstico é praticamente imutável, e o que diferencia é na verdade, o conserto em si, ou seja, as peças mudam mas o sistema funciona de forma similar.


 

Para localizar e diagnosticar o problema na trava elétrica, primeiro você deve saber como o sistema funciona.

No sistema de trava elétrica existe um motor para cada porta, sendo que nas portas dianteiras os motores são denominados MESTRES, pois possuem micro chaves (switch) para comandar a abertura e o fechamento através de uma CENTRALINA, que é um módulo de reversão de corrente cujo propósito veremos mais tarde.

Nas portas traseiras os motores são denominados ESCRAVOS, pois sua função é somente abrir e fechar a porta quando os motores MESTRES são ativados. São solenóides simples.

 


Vamos entender agora as partes que compõe o sistema de travas:

1- Motor MESTRE ou DIANTEIRO:

Note que neste tipo de motor MESTRE há 5 terminais (fios)

Os motores MESTRES, em geral são instalados nas portas dianteiras e em alguns casos raros, também são instalados nas portas traseiras e no porta–malas.

Sua função é enviar um sinal de comando para a CENTRALINA, que por sua vez abrirá ou fechará as portas através de uma corrente elétrica temporizada que é enviada aos motores elétricos instalados na fechadura.

O motor MESTRE possui uma ou mais MICRO-CHAVES para identificar a posição em que ele se encontra (aberto ou fechado), além do motor que automatiza o sistema.

Para identificar se a porta possui um motor MESTRE, basta abri-la ou fecha-la com a chave do seu carro ou através do pino de acionamento, e se os demais motores funcionarem, então, este será um motor MESTRE. Os motores MESTRES tem no mínimo 4 terminais em sua saída.

 


 

2- Motores ESCRAVOS ou AUXILIARES:

Os motores ESCRAVOS tem basicamente a função de abrir e fechar as portas quando os motores MESTRES são acionados.

Estes motores são acionados através da CENTRALINA.

Eles não possuem nenhum tipo de comando. Estes motores possuem no máximo 3 terminais em sua saída.


 

3- CENTRALINA OU RELÊ DA TRAVA:

Centralinas e as diversidades de modelos

 

A CENTRALINA tem a função de receber os sinais de abertura ou fechamento enviados pelos motores MESTRES e converte-os em pulsos elétricos para o acionamento dos motores, tanto MESTRE como ESCRAVO.

A CENTRALINA usa a reversão de polaridade para empurrar ou puxar, ou seja, o motor elétrico gira em rotações opostas, de acordo com a polaridade do pulso enviado pela CENTRALINA.

Esse sistema é denominado de “reversão simples de polaridade temporizada”. As CENTRALINAS são encontradas em diversos modelos e algumas são incorporadas ao módulo do alarme, porém a sua função é sempre a mesma.

 


 

Agora que já entendemos o sistema de trava elétrica vamos a lógica do diagnóstico. Usaremos os problemas mais comuns como base de raciocínio.

OBSERVAÇÃO: Nunca use o controle remoto para diagnosticar o sistema de travas!!!!

 

1º Caso – Ao fechar a porta do motorista, as portas se fecham e abrem novamente.

Ao analisarmos essa situação, teremos algumas teorias:

O sistema mecânico das fechaduras pode estar travado, faça a checagem manual porta por porta;

Existe apenas 2 sinais enviados pelos motores mestres: ABERTURA e FECHAMENTO! Então se houver um curto em um destes sinais o sistema não responderá ao comando e retornará ao estado em que há a coerência dos sinais, ou seja, se o sinal para abrir estiver em curto, então a centralina manterá o sistema fechado e vice-versa.

O motor MESTRE para de funcionar colocando os sinais em curto. Se você acionar a trava pela porta do motorista, observe se a outra trava MESTRE também é acionada.

Se a outra trava MESTRE não for acionada, o que acontece é que a porta do motorista envia para a CENTRALINA o sinal para travar, porém, como o motor da outra trava MESTRE não funciona, ela se mantém na posição de destravar, causando assim um sinal duplo e a centralina enviará sinais de abertura e fechamento até que o sinal esteja apenas uma posição, aberto ou fechado!

Se esse for o caso, basta você tentar fechar as portas pelo lado do passageiro, e se as travas funcionarem, então você terá seu diagnóstico: Falha no motor da trava MESTRE do passageiro dianteiro!

 


2º Caso – A porta traseira não funciona:

Como vimos antes, as portas traseiras funcionam com motores ESCRAVOS, então se ao motor não funciona só há 3 possibilidades:

Mecanismo mecânico da fechadura travou;

Interrupção do chicote elétrico;

Motor ESCRAVO danificado.

 

Espero que com estas dicas, fique mais fácil de você entender a lógica do funcionamento do sistema de trava elétrica do seu carro. Este exemplo ilustra o funcionamento básico de QUALQUER SISTEMA DE TRAVA ELÉTRICA, seja ele moderno ou antigo, importado ou nacional.


 

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Jay

J. Massamy Taniguchi Sócio proprietário da Web Automotivo - Soluções Automotivas. - Consultor técnico; - Programador e responsável pelo centro de diagnóstico; - Técnico em eletrônica automotiva; - Técnico do laboratório de manutenção. - Especializado em eletrônica embarcada, recuperação e manutenção de acessórios automotivos e sistemas de controles automotivos como: injeção, ABS, SRS, ASP, ESP, BAS, Direção elétrica assistida, entre outros.

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