Principais sintomas: OBS* No fim do Post deixo o procedimento de regeneração sem scanner!
– Perca de potência
– Aumento no consumo
– Luzes de injeção eletrônica acesa
– Não passa de 2.500 RPM
– Luz do aquecedor piscando
– Luz do filtro de partícula acesa
No VW Amarok equipado com motores diesel, há um componente responsável pela remoção de fuligem dos gases do escapamento. Filtros de partícula diesel, ou em inglês , Diesel Particulate Filter (DPF), filtram até 85% da fuligem resultante da queima do diesel.
A vida útil de um filtro de partículas novo é de 120.000 km e após este período a obstrução do filtro torna-se uma realidade eventualmente inevitável e irreversível.
No entanto, há situações em que o filtro tem sua vida útil diminuida, no chamado “USO SEVERO”, ou seja, trajetos de intenso trafego ou em trajetos curtos (ex.no circuito urbano), o processo de regeneração automático* pode não ficar completo, podendo levar a um possível entupimento. A luz de aviso do filtro de partículas acenderá, indicando que está parcialmente bloqueado.
*Regeneração Passiva ou automática: A regeneração passiva é feita em traectos em auto-estrada ou percursos longos, em que a temperatura dos gases de escape atinge valores elevados e consegue, assim, queimar as partículas que ficam retidas nos canais do filtro. A regeneração passiva, que ocorre durante condições normais de condução, quando o DPF fica quente o suficiente para queimar, a 550ºC, algumas das partículas presas naturalmente.
Regeneração activa é um processo liderado pela ECU. Quando o nível de fuligem no filtro alcança cerca de 45%, a ECU faz pequenos ajustes no tempo de injeção de combustível e aumenta a temperatura dos gases de escape.
A temperatura ideal necessária para a combustão das partículas é de 600°C. A regeneração ativa ocorre, normalmente, a cada 700 km, e depende de como o veículo é conduzido. O ciclo de regeneração será geralmente desencadeado pela pressão de retorno. Caso contrário, a quilometragem é usada como um back-up. Quanto mais andar em auto-estradas, melhor é para a vida útil do filtro.
Durante a regeneração activa, é comum ver a fumaça que é emitida pelo escape para que as partículas sejam queimadas. A economia de combustível do veículo irá também diminuir durante a fase de regeneração activa.
Procedimento de regeneração sem scanner!
Para forçar a regeneração do filtro de partículas, será necessário dirigir-se à uma rodovia.
*Para veículos automáticos, utilize o moto “Manual” e mantenha a 3ª marcha!
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